quarta-feira, 1 de julho de 2009

Folha do Livro

Folha do Livro 15/Ano 02 – Porto Alegre, 29 de junho de 2009



Feira do Caminho do Livro traz universo da HQ Desfile de cosplayers e show com Frank Jorge são algumas das atrações

Marcada para sábado, 4 de julho, a próxima edição da Feira do Caminho do Livro apresenta uma mostra do universo da história em quadrinhos (HQ) no centro de Porto Alegre. Com início às 10h, na rua Riachuelo, entre a avenida Borges de Medeiros e o Instituto Cultural Brasileiro-Norte-Americano, o evento traz várias atrações, todas gratuitas, como mesa- redonda com os quadrinistas Bira Dantas e Rodrigo Rosa sobre Adaptações de Clássicos da Literatura Brasileira, oficina de cartum, sessão de autógrafos com alguns dos principais quadrinistas do Estado e apresentações artísticas, além da tradicional comercialização de livros. Promovida pela Câmara Rio-grandense do Livro (CRL) e pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através do Projeto Viva o Centro e da Coordenação do Livro e da Literatura, da Secretaria Municipal da Cultura, o Caminho do Livro reúne, dia 4, além dos expositores habituais, empresas especializadas em HQs como a Tutatis, a Jambô, a Terceiro Mundo e a Dulcinéia Livros.
Confira toda a programação abaixo:
10h30 - Apresentação do Homem Banda e da Cia Pé de Dois e intervenções: Trilha de Arte do Grupo Artista Livre do Atelier - Atelier Livre da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre
11h - Sessão de autógrafos de Santiago, Rodrigo Rosa, Edgar Vasques e Cláudio Levitan, no Espaço de Autógrafos (frente à Livraria Isasul)
11h30 - Apresentação de cosplayers, com o Conselho Jedi
13h - Apresentação do Homem Banda e da Cia Pé de Dois
13h - Oficina de Cartum com Marcos Pinto
14h - Mesa-redonda Adaptações de Clássicos da Literatura Brasileira, com Bira Dantas e Rodrigo Rosa, no Cultural.
15h - Apresentação do músico Frank Jorge
Serviço:
O quê? Feira do Caminho do Livro
Quando? Sábado, 4 de julho, das 10h às 16h
Onde? Rua Riachuelo, entre a avenida Borges de Medeiros e o Instituto Cultural Brasileiro-Norte-Americano
Quanto? Entrada gratuita

Adote um Escritor Serão realizados 35 encontros para alunos da EJA

O Programa de Leitura Adote um Escritor, que a CRL mantém, desde 2002, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, promove, este ano, 130 encontros em escolas municipais da cidade, na etapa prévia e durante a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Anteriormente, haviam sido divulgados os nomes dos autores adotados pelas escolas de educação infantil, especiais, de ensino fundamental, básico e médio, que totalizam 95.
Dessas, 35 escolheram um autor extra para manter encontro com os alunos a Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme consta no link http://www.feiradolivro-poa.com.br/downs/55adote_ejax.doc

Fome de Ler Definidas as escolas que participarão do programa

Vinte e seis escolas localizadas nos municípios de Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Camaquã, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Guaíba, Minas do Leão, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes sediarão, em 2009, os encontros do Programa de Leitura Fome de Ler, desenvolvido, desde 2003, pela CRL em parceria com o Curso de Letras da Ulbra/Guaíba.
Este ano, as escolas estaduais que participam do Fome de Ler passam a receber os autores através de articulação estabelecida com o Programa de Leitura Lendo pra Valer (parceria CRL e Secretaria de Estado da Educação), criado no ano passado.
Desta forma, será facilitado o acesso dos alunos e educadores às obras dos autores, que serão disponibilizadas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas -SEBE, da SEC, preservando-se o assessoramento pedagógico prestado pela Ulbra aos educadores que atuam como mediadores da leitura nas escolas, que são, em grande parte, alunos de seu curso de Letras.
As listas das escolas estaduais e municipais contempladas este ano pelo Fome de Ler estão nos links: http://www.feiradolivro-poa.com.br/downs/ encontros_estaduais2009.doc
http://www.feiradolivro-poa.com.br/downs/encontros_municipais2009.doc


Começam dia 6 as inscrições para A Hora do Educador

A partir de segunda-feira, dia 6 de julho, estarão abertas as inscrições para os seminários, palestras, oficinas e outras atividades do ciclo A Hora do Educador, da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorrem na Área Infantil e Juvenil (Cais do Porto).

Confira, abaixo, a programação:

- 30 de outubro, das 9 às 21h, na Casa do Pensamento – Ciclo de oficinas O prazer das formas breves. Mais informações: Folha do Livro 06.

- 2 a 4 de novembro, na Casa do Pensamento, Ducha das Letras e Ateliê da Imagem – Por um espaço especial para a Literatura na escola, seminário realizado em parceria com a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil- AEI-LIJ. Veja a programação completa na Folha do Livro 03.

- 3 de novembro, às 18h, na Casa do Pensamento – O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? – Com a palavra o educador, mesa-redonda com Elisabeth Serra, Vera Teixeira de Aguiar e Ieda de Oliveira.

- 3 de novembro, às 18h, na Arena das Histórias – Brincando com Arte, oficina com Viviane Juguero.

- 4 de novembro, às 16h – O que é qualidade em ilustração infantil e juvenil – Com a palavra o ilustrador, mesa-redonda com Renato Alarcão, Rosinha Campos e Ieda de Oliveira (mediadora).

- 4 de novembro, às 18h – Abertura do Seminário Por que ler os clássicos da Literatura Infantil e Juvenil? Palestra de Ninfa Parreiras. Mediação: Elaine Maritza

Promoção: Confraria Reinações. O Seminário continua, na Ducha das Letras, nos dias 6, 7, 9, 11 e 13, às 19h.

- 4 de novembro, às 18h, na Ducha das Letras – Escola é lugar de ler jornal?, palestra com Carmen Lozza.

- 5 de novembro, às 9h, na Ducha das Letras – Processos de produção literária e produção crítica, oficina com Ieda de Oliveira.

- 5 de novembro, às 18h, na Ducha das Letras – Teatro na escola – Criação e adaptação de textos, com Viviane Juguero.

- 5 a 8 de novembro, no Teatro Sancho Pança, na Casa do Pensamento, na Ducha das Letras e na Arena das Histórias – 2º Seminário A arte de contar histórias:Contadores populares, coordenado por Celso Sisto. Mais informações: Folha do Livro 06

- 6 de novembro, às 15h, na Ducha das Letras – Psicanálise infantil de ontem e hoje, palestra com Celso Gutfreind – Público-alvo: educadores de escolasa especiais e outros interessados.

- 9 de novembro, às 14h, no Ateliê da Imagem – Montagem de exposições na escola, oficina com Adriano Pedroso.

- 9 e 10 de novembro, das 10 às 21h, na Casa do Pensamento – 4º Mutação na Feira – HQs, zines e outras histórias, palestras, oficinas e bate-papos sobre HQ.

- 9 a 11 de novembro, das 9 às 18h, na Ducha das Letras – Curso de qualificação para educadores em participação social, solidariedade e mobilização jovem. Promoção: Parceiros Voluntários.

- 9 de novembro, às 16h, no Ateliê da Imagem – Oficina de contação de histórias com ênfase nas técnicas de invenção desenvolvidas por Gian Rodari, com Marta Lagarta.

- 10, às 9h , no Ateliê da Imagem – Oficina Construindo imagens, colorindo histórias, com Cristina Biazetto.

- 10, às 18h, na Ducha das Letras – A cultura oral e a formação do leitor, com Juracy Saraiva

- 11 de novembro, na Casa do Pensamento, das 10h30min às 18h30min – 10º Encontro de Organizadores de Feiras de Livros no RS. Convidado especial: Márcio Vassalo

- 11 a 14 de novembro, das 14 às 21h, na Casa do Pensamento e Ducha das Letras – 1ª Semana da Literatura Digital na Feira do Livro de Porto Alegre (leia mais a respeito na Folha do Livro 02).

- 13 de novembro, às 9h, na Ducha das Letas - Oficina Estilos de ler, estilos de ver: encantamento, beleza e estranheza na literatura infantil, com Márcio Vassalo.

- 13 de novembro, das 9 às 13h, na Casa do Pensamento – A cor da escola: desconstruindo imagens, mesa-redonda com Heloisa Pires Lima e Cuti. Promoção: Cecune

- 15 de novembro, às 14h, na Casa do Pensamento – Seminário sobre a Surdez - mesa-redonda. Coordenação: Adriana Sommacal.

- 15 de novembro, às 20h, na Casa do Pensamento – Aula-espetáculo com Mário Pirata.
Vitrina da Leitura
- O blog www.bibliotecamorrodacruz.blogspot.com foi criado para informar, debater e partilhar as atividades desenvolvidas na Emef Morro da Cruz, de Porto Alegre e em sua biblioteca, para promover a socialização de acontecimentos, conhecimentos e idéias. - Seguem abertas as inscrições para o Seminário A Arte de Contar Histórias que se realiza nos dias 9 e 10 de julho, na programação da Feira de Promoções Cachoeirinha 2009, no estacionamento do Hipermercado BIG, com apoio da CRL. Informações: www.historiasaopedoouvido.blogspot.com ou 8190.3757.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.