sexta-feira, 24 de julho de 2009

O personagem que dá o nome à Biblioteca

O PERSONAGEM QUE DÁ NOME À BIBLIOTECA

Confira um dos posts que foram destaque no Blog do + Canoas na semana de estreia. Para saber mais sobre o que rola na cidade, acesse www.zerohora.com/canoas

Recentemente, foi reaberta a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, em seu novo endereço, na Rua Ipiranga, 105, Centro. Entre as novidades, temos a ampliação de seu acervo literário, além de ter espaço para exposições artísticas, local para o público infantil e moderna sala com computadores com acesso à internet. O horário de funcionamento é das 8h às 18h de segunda à sexta-feira. O telefone é 3462-1622. Confiram!

João Palma da Silva (foto ao lado), meu avô, nasceu em Santa Maria no dia 27 de abril de 1913. Foi oficial do 3° Regimento de Aviação de Canoas – criado com a instalação do Ministério da Aeronáutica –, telegrafista da estrada de ferro, juiz de paz, membro do Conselho Municipal de Cultura e assessor de imprensa da prefeitura de Canoas.

Durante a vida militar, fez curso de comandante de pelotão, nível universitário na Aeronáutica e curso de aperfeiçoamento em São Paulo. Ingressou na Academia Rio-Grandense de Letras em 6 de novembro de 1968.

Como escritor, poeta, jornalista e historiador, prestou relevantes serviços ao município e ao Estado, sendo homenageado com o título de Cidadão Honorário de Canoas. Na área do tradicionalismo, assessorado pelo historiador Walter Spalding, fundou, em 6 de julho de 1955, o Rancho Crioulo Centro Canoense de Tradições e foi agraciado com o título de Pioneiro do Tradicionalismo em Canoas.

João Palma da Silva faleceu em setembro de 1978, em Canoas, onde residiu de 1937 até esta data com sua esposa, Eva Palma da Silva, com a qual teve três filhos: Walmir, Airton e Eva. Em homenagem a este canoense por adoção, a biblioteca pública de Canoas passou a se chamar Biblioteca Municipal João Palma da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.