segunda-feira, 3 de agosto de 2009

III Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas

Nos dias 16 e 17 de março de 2009, com o apoio do CNPQ, CAPES, Fundação Casa de Rui Barbosa, Arquivo Nacional – Casa Civil, Modulcenter, FEMADE e Spool Systems, ocorreu no Rio de Janeiro o III Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas.
O Encontro aprofundou o debate sobre o acesso às informações, os acervos arquivísticos disponíveis on-line, as ferramentas e recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação que possam atender às especificidades dos arquivos, bem como, propiciou o debate em torno das discussões sobre a questão da comunicabilidade entre os usuários e os serviços arquivísticos mediados pelos recursos das TICs, e pela descrição arquivística.
O Encontro contou com a participação dos conferencistas Jackie Dooley; Peter Van Garderen e Wendy Duff que abordaram a questão da evolução das normas arquivísticas nos Estados Unidos, o Projeto Ica-Atom do Conselho Internacional de Arquivos e a interação com os usuários dos arquivos na atualidade.

Para uma maior divulgação das conferências e debates ocorridos durante o evento foi publicado os Anais do III Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas, disponível no site do evento.

Visite o site para fazer o download dos Anais do III Encontro http://www.aab.org.br/encontro/
Também estão disponíveis para download os conteúdos dos Encontros anteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.