terça-feira, 29 de setembro de 2009

Curso - Arquivos Eclesiásticos

CURSO: ARQUIVOS ECLESIÁSTICOS

Instrutor: Profº Luiz Rogério Nogueira é consultor, conferencista, autor dos livros “Administração Paroquial”, “Secretaria Paroquial”, “Gestão Administrativa Financeira Paroquial” e “Acolher para Evangelizar” pela Editora Vozes; dos DVDs “Redação”, “Raciocínio Lógico” e “Administração Eclesiástica”; do CD de contos “O medo de errar conduz ao erro”; da cartilha “Um dia feliz”, escreveu diversos artigos em revista e jornais de circulação nacional
OBJETIVOS: Os arquivos eclesiásticos são importantíssimos para a reconstrução da história nacional, pois são documentos que relatam, entre outras, as leis, as atividades econômicas e sociais e principalmente os costumes dos nossos antepassados. No que respeita aos livros paroquiais têm eles grande importância social e histórica. O maior volume de documentos conservados pela Igreja no Brasil é constituído pelos registros paroquiais ou assentamentos de batizados, casamentos, óbitos e crismas. São os únicos registros de pessoas até a segunda metade do séc. XIX. Outro conjunto documental, produzido com o mesmo nome, resultou da regulamentação da Lei de Terras de 1850. É sabido, que antes da proclamação da República, em 1889, e a criação dos registros civis, era a Igreja que se encarregava do registros da população. Esses registros demográficos, contidos nos livros de batizados, casamentos e óbitos anteriores à Proclamação da República, têm valor jurídico. Nesse sentido, a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, dispõe que os registros civis de arquivos religiosos e entidades religiosas produzidos anteriormente à vigência do Código Civil, ficam identificados como de interesse público e social. Esta documentação, no pensamento da Igreja, é um patrimônio para ser transmitido e utilizado, por isso ela vela sobre esta riqueza cultural e dispõe sobre ela também no Direito Canônico, que é o conjunto de normas e leis que regem a Igreja Católica, aplicáveis a todos os seus batizados e aos que dela não se separaram formalmente.
PÚBLICO ALVO: Arquivistas, auxiliares administrativos, estudantes, padres, diáconos, administradores Paroquiais, secretárias, secretários, seminaristas, profissionais em busca de atualização, aprofundamento e formação continuada.
PROGRAMA
- Registros Eclesiásticos
- Li­vros paroquiais
- Gerenciando Documentos
- Guarda permanente
- Métodos básicos e padronizados
- Agentes de deterioração
- Rotinas de conservação
- Tabela de Temporalidade
- Terminologia Arquivística
Carga horária: 12 horas.
Data: 7 e 8 de outubro de 2009
Local: Auditório do Arquivo Nacional
Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário: 10hs às 18hs 07/09
10hs ás 15hs 08/09
Investimento: Profissional - R$ 400,00
Estudante não sócio – R$ 200,00
Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.
Sócio profissional – valor do investimento: R$ 160,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 80,00
Inscrições até o dia 6 de outubro de 2009, na AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) das 10 às 12h e das 13 às 17h, ou através de depósito bancário (Banco do Brasil - Agência 0183-X C/C 8474-3 e posterior envio do comprovante bancário e ficha de inscrição por Fax (021) 3852-2541).
Mais informações: Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ).Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: aab@aab.org.br
OBS.: dias 28 e 29 de outubro Curso de Gestão de Documentos com Margareth da Silva FICHA DE INSCRIÇÃO
Sócio da AAB ( ) sim ( ) Não Profissional ( ) Estudante ( )
Nome________________________________________________________________
End. resid.____________________________________________________________
Bairro________________ Cidade_____________________UF____ CEP __________
Tel. __________________ Fax ________________ E-mail ______________________ ______________________________________________________________________ENDEREÇO COMERCIAL
Local Trab._______________________________ End. _________________________
______________________________________________________________________
Bairro_________________ Cidade ___________________ UF______ CEP ________
Função ________________________________________
Tel.________________ Fax __________________ E-mail _______________________ Assinatura _______________________________________
VALOR PAGO: R$____________

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