terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VIII Curso de Segurança de Acervos Culturais

*VIII Curso de Segurança de Acervos Culturais*

* * O Museu de Astronomia e Ciências Afins oferece o oitavo Curso de Segurança de Acervos Culturais em maio de 2010. O curso aborda a segurança de forma ampla, abrangendo a proteção do acervo, do prédio e das pessoas. Ressalta a importância de medidas preventivas e de avaliações de risco, partindo da premissa de que a segurança de um bem cultural envolve aspectos multidisciplinares. Está estruturado em disciplinas que visam introduzir os princípios que fundamentam uma política de segurança institucional.

*Objetivos:*

- Conscientizar profissionais para a gestão de segurança de acervos culturais, objetivando a preservação do patrimônio;

- Instruir sobre questões da conservação preventiva voltada à segurança de bens culturais;

- Incentivar estudos na área de preservação, conservação e segurança de bens culturais.

*Público alvo*

Conservadores, restauradores, engenheiros, arquitetos, museólogos, bibliotecários, arquivistas, dirigentes de instituições culturais e profissionais que estejam diretamente envolvidos com a preservação de acervos culturais.

*Organização*

Coordenação de Documentação e Arquivo

Museu de Astronomia e Ciências Afins / MAST

*Carga horária:*

40 h/aula em regime de tempo integral (8h/dia), durante uma semana.

*Pré-requisito:*

2º Grau Completo

* *

*Programação*:

*Dia 24 de maio *- segunda-feira

*8h – Entrega do material***

*8h 20min - Abertura***

*//8h 30min às 12h 30min - Controle de Acervos***

*Carga Horária:* 4h/a

*Professora:* Maria Celina Soares de Mello e Silva

Arquivista; Doutora em História Social pela USP. Atua no Arquivo de História da Ciência, da Coordenação de Documentação e Arquivo do MAST.

*/Ementa/*: Aborda questões que envolvem o controle de acervos, tais como a formação de coleções, registro e processamento técnico, instrumentos de controle de acesso e sala de consulta, todos sob o ponto de vista da segurança.

*10h - Intervalo*

*12h 30min às 13h 30min – Almoço***

***13h 30min às 17h 30min**/ - Legislação Patrimonial/***

*Carga Horária:* 4h/a

*Professor:* Marcio Rangel

Museólogo; Doutor em História das Ciências pela COC/FIOCRUZ. Atua como Pesquisador da Coordenação de Museologia do MAST.

*/Ementa/*: Aborda os diferentes aspectos da legislação brasileira relacionada à proteção do patrimônio cultural. Identifica a relação existente entre a prática de preservação e as leis que regulamentam o campo. Analisa a formação e o papel das instituições federais responsáveis pela fiscalização do patrimônio nacional, com especial ênfase no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

* **16h - Intervalo***

*/ /**/Dia 25 de maio /*/– terça-feira/*//*

* ***8h 30min às 12h 30min - *Arquitetura e Segurança***

*Carga Horária:* 4h/a

*Professora:* Cláudia Suely Rodrigues de Carvalho

Arquiteta, Doutora em Preservação Arquitetônica pela USP. Atua como Coordenadora do Núcleo de Preservação Arquitetônico e Diretora Substituta do Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa.

*Ementa*: Enfoca as relações entre as características arquitetônicas dos edifícios que abrigam coleções e a preservação dos acervos, com ênfase nas questões ambientais, à luz das normas e recomendações sobre segurança em edificações.

*/ /**//11h - Intervalo*

*12h 30min às 13h 30min – Almoço***

*//**//**13h 30min às 17h 30min**/ - /**Preservação de Acervos***

*Carga Horária: *4h/a

*Professora: Ozana Hannesch*

Arquivista; Especialista em Conservação de Bens Cultuais Móveis, com foco nos Acervos Arquivísticos e Bibliográficos. Atua como Conservadora-Restauradora do Laboratório de Conservação e Restauração de Papel, da Coordenação de Documentação e Arquivo do MAST.

*Ementa*: Aborda questões referentes à conservação-restauração de acervos e às políticas e programas de preservação e conservação, incluindo normas de transporte, manuseio e consulta, acondicionamento e armazenagem de documentos, dentro do aspecto da segurança de acervos.

*/ /**//16h - Intervalo***

*/ /**//*

*//**/Dia 26 de maio /*/- quarta-feira/*//*

* **8h 30min às 12h 30min - Segurança Física do Prédio***

*Carga Horária:* 4h/a

*Professora:* Solange Rocha

Historiadora/Conservadora, Especialista em Conservação de Acervos Arquivísticos, Bibliográficos e Obras de Arte em Suporte de Papel. Atua no Arquivo de História da Ciência/MAST.

*Ementa*: Aborda a proteção por perímetros; normas de segurança do edifício; controle de acesso; portas e janelas; fechaduras e chaves; planos de desocupação; vigilância; instalações físicas do prédio; sistemas de alarme e detecção; sistemas de controle de acesso; CFTV (Controle Fechado de Televisão).

*10h - Intervalo*

*12h 30min às 13h 30min – Almoço***

***13h 30min às 17h 30min - Gerenciamento de Risco***

*Carga Horária:* 4h/a

*Professor:* José Luiz Pedersoli Junior

Químico, especialista na área da ciência dos materiais aplicada à conservação de acervos de papel e materiais relacionados. Atuou no Instituto Holandês do Patrimônio Cultural (Amsterdã, 1997-2003) e no Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração de Bens Culturais - ICCROM (Roma, 2005-2008). Atualmente, atua como profissional independente no Brasil e no exterior.

*Ementa*: Aborda os aspectos introdutórios do gerenciamento de riscos aplicado a acervos culturais, segundo a norma técnica australiana e
neo-zelandesa: AS/NZ 4360:2006. Discute as etapas do processo e sua utilização específica no setor do patrimônio cultural. Aborda a segurança de acervos culturais, no que envolve a elaboração de planos de emergência. Introduz ferramentas informatizadas para a aplicação do gerenciamento de riscos no setor do patrimônio cultural.

*16h - Intervalo***

*/Dia 27 de maio /*/– quinta-feira///

*/ /**//*8h 30min às 12h 30min - */Proteção contra Incêndio/***

*Carga Horária:* 4h/a

*Professor:* Victor Manoel de Carvalho

Oficial da Marinha do Brasil. Especialista em Salvatagem e em Situações de emergências nucleares e radiológicas; Curso de operações contra incêndios (Texas, EUA). Atua como Instrutor de Combate a Incêndio da Marinha, Instrutor de Socorro e Salvamento da Marinha; Oficial Analista de Inteligência Estratégica no Ministério da Defesa em Brasília.

*Ementa*: Enfoca as brigadas de incêndio; Programa de Prevenção de Riscos e Acidentes (PPRA); Programas de Fiscalização e avaliação; Equipamentos e materiais básicos de emergência; Prevenção e gerência de riscos; incêndios: planos de emergência; técnicas de combate e análises de causas de incêndios.

*10h - Intervalo*

*12h 30min às 13h 30min – Almoço***

*13h 30min às 17h 30min - Segurança da Informação em Meios Eletrônicos***

*Carga Horária:* 4h/a

*Professor:* Luis Fernando Sayão

Físico; Mestre e Doutor em Ciência da Informação, Convênio CNPq/IBICT/UFRJ-ECO. Atua como Chefe do Centro de Informações Nucleares
- CIN da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN; Membro da Câmara Técnica do Documento Eletrônico do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ; e Representante brasileiro no Internacional Nuclear Information System - INIS.

*Ementa*: Aborda o que é preservação digital: definições e conceitos; a obsolescência das mídias digitais: causas e conseqüências; os desafios da preservação digital; metadados para preservação digital; e projetos internacionais em andamento.

*16h - Intervalo***

* **/Dia 28 de maio /*/– sexta-feira/*//*

*8h 30min às 12h 30min**/ - /**Biossegurança em Bibliotecas, Arquivos e
Museus***

*Carga Horária:* 4h/a

*Professora:* Francelina H. Lima e Silva

Bióloga; Mestre em Ciência da Informação, Convênio CNPq/IBICT/UFRJ-ECO.
Doutoranda em Doenças Infecciosas e Biossegurança do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas – IPEC/FIOCRUZ. Tecnologista em Saúde Pública do Núcleo de Biossegurança - NUBio do Departamento de Saneamento Saúde e Ambiente - DSSA da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/ FIOCRUZ.
*Ementa*: Aborda conceitos e informações básicas em Biossegurança e Biosseguridade, facilitando o despertar da percepção do profissional que atua em bibliotecas, arquivos e museus em relação aos diversos riscos inerentes ao trabalho, SAÚDE e ao meio ambiente.

*10h - Intervalo*

*12h 30min às 13h 30min – Almoço***


*13h 30min às 17h 30min - Combate ao Tráfico Ilícito de Bens
Culturais***

*Carga Horária*: 4h/a

*Professor (a): Delegado(a) da Polícia Federal / Interpol*

*Ementa**/: /*Aborda a estrutura e atuação da Interpol no combate ao comércio ilícito de bens culturais; a atuação da Interpol em parceria com o IPHAN, interpretando os fundamentos legais para a defesa e preservação do patrimônio nacional; expõe e interpreta os elementos ensejadores da Política Nacional de Segurança para arquivos, bibliotecas e museus.

* **16h - Intervalo***

* **Inscrições*

As inscrições podem ser feitas na secretaria da Coordenação de Documentação e Arquivo, com Vânia Rodrigues, pelo telefone (21) 2580 7010, ramal 217 e telefax (21) 3295 0918, e-mail: vaniarodrigues@mast.br <mailto:vaniarodrigues@mast.br>, no horário de 9h às 12h e de 13h às 17h, a partir de 01/03/2010.

*Pagamento*

Por meio de GRU. Orientações para imprimir a guia de recolhimento para pagamento da taxa de inscrição para o curso: a guia encontra-se no site:
http://www.mct.gov.br/ <http://www.mct.gov.br/>; nesse site, procure a área de Links; clicar no ícone denominado “GRU”; preencher os espaços necessários com as seguintes informações: U.G. : 240124; Gestão: 00001;
Unidade: Museu de Astronomia e Ciências Afins; Código: 28830-6; Descrição do recolhimento: Serviços Administrativos. Clicar em AVANÇAR; na próxima tela que se abrirá, o número de referência será 01;
competência: o mês de pagamento, por exemplo, 03/2010; vencimento:
escolher a data de vencimento para o pagamento. Clicar em emitir. A guia emitida pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.

* Investimento*

R$ 360,00 a vista ou 3 parcelas de R$ 120,00 - pessoa física

R$ 460,00 - pessoa jurídica

*Observações*

A taxa de inscrição, dividida em três parcelas, terá os seguintes prazos:

1ª parcela até 31/03/2010

2ª parcela até 20/04/2010

3ª parcela até 15/05/2010

A matrícula inclui material didático e certificado. A inscrição somente será confirmada após a conclusão da 3ª parcela.

*Prazo de inscrição*

01 de março a 15 de maio de 2010.

* **Número de vagas: *40 vagas

*Coordenação Geral do Curso*

Lucia Alves da Silva Lino (Coordenadora de Documentação e Arquivo)

*Equipe organizadora:*

Everaldo Pereira Frade

Luci Meri Guimarães

Maria Celina Soares de Mello e Silva

Ozana Hannesch

Solange Rocha

Vânia Rodrigues


Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Coordenação de Documentação e Arquivo

http://www.mast.br/ <http://www.mast.br/>

Tel./fax: (21) 3295 0918

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.