quarta-feira, 10 de março de 2010

CURSO BIBLIOTECAS DIGITAIS

A DATACOOP realizará Curso de Bibliotecas Digitais/Convênio UniverCidade



BIBLIOTECAS DIGITAIS
Carga horária: 20 horas/aula
Período: 17/05/2010 a 20/05/2010
Horário: 13 às 18 horas
Endereço: UniverCidade - Unidade Carioca (Estação do Metrô-Carioca).
Investimento: R$750,00 por pessoa em 2 vezes - 50% na inscrição e 50% até dia 05/05/2010. Local da Inscrição : Datacoop - Rua da Quitanda, nº 19 - sala 401 - Centro ou
E-mail: wilsy@datacoop.com.br
Depósito : Bco. do Brasil 4004-0001 0800-720001-Ag: 1251-3 c/c.: 30778-5
Confirmação via Fax 38521117 - r. 21

Objetivo:
Capacitar profissionais de informação a conhecerem as principais tecnologias, metodologias e padrões referentes a bibliotecas digitais, capacitando-os a planejar, implantar e operar estes serviços.Desta forma, é centrado em metodologias que visam a operacionalização de bibliotecas digitais, através do estudo de modelos e casos, conhecimento, análise teste e avaliação de padrões de tecnologia da informação aplicáveis às bibliotecas digitais, uso de sistemas de metadados, uso de sistemas degestão de bibliotecas digitais, especificação da infra-estrutura tecnológica necessária a um projeto de biblioteca digital.

Programa:
1.Introdução
Objetivos, programa do curso
Conceito de bibliotecas digitais 2. Tipos / modelos de serviços / casos a. Conceituação, definições b. Portais SOSIG, Portal Nuclear, BVSs c. Publicações eletrônicas d. Repositórios DICI e.Provedores de serviço: OAIster, Arc, CiteBase, MetaLis f. Bibliotecas digitais 3. Tópicos em tecnologia de informação de interesse para BDs a. digitalização, formatos digitais, escaners, b. endereçamento eletrônico permanente c. preservação digital d. Metadados e XML i. O quê são, para que servem ii. Dublin Core Metadata Element Set iii. Codificação em HTML e em XML iv. Outros padrões de metadados bibliográficos: METS, MODS, MARC-XML 4. Interoperabilidade: padrões, protocolos i. conceituação, ii. modelos de interoperabilidade em bibliotecas digitais iii. OAI PMH iv. Z39.50 5. Plano de implantação de uma BD a. Planejamento: escopo, necessidades dos usuários, definição de políticas b. Concepção: arquitetura, Web-design c. Serviços: concepção, avaliação d. Desenvolvimento de coleções e. Direitos autorais f. Infra-estrutura tecnológica: site de uma BD: redes, servidores, domínio, padrões tecnológicos g. Avaliação 6. Diretrizes para seleção de um Sistema de Gestão de BD, Ferramentas livres disponíveis.
Instrutores:
Dr. Carlos Henrique Marcondes é professor do Departamento de Ciência da Informação da UFF Universidade Federal Fluminense, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação convênio UFF/IBICT, do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, do ICICT/FIOCRUZ, onde ministra disciplinas relacionadas com tecnologia da informação aplicada a bibliotecas e arquivos. É mestre e doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/DEP-IBICT e pesquisador nível 1D do CNPq. É consultor ad hoc da CAPES/MEC e do CNPq. Foi membro do CTC Comitê Técnico-científico do IBICT. É membro da Câmara Técnica de Documentos Digitais do CONARQ/Arquivo Nacional. É membro do Comitê Editorial de diversos periódicos na área de Ciência da Informação. Tem atuado em diferentes projetos relacionados a tópicos como bibliotecas digitais e documentos eletrônicos, em instituições como IBICT, no projeto da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações(http://www.ibict.br/bdtd/acesso.htm); na FIOCRUZ, no projeto dicionário Histórico e Biográfico das Ciências Médicas e da Saúde no Brasil (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br); no CNPq, no Programa PROSSIGA Comunicação e Informação para Pesquisa (http://www.prossiga.br); no projeto de Tese e Dissertações Eletrônicas da UFF; e na BIREME , no projeto interface SciELO/Open Archives (http://www.scielo.br) . Dr. Marcondes é um especialista em bases de dados ISIS e autor de várias publicações, em periódicos nacionais e internacionais, na área de bibliotecas digitais, metadados, publicações eletrônicas. Aqui pode-se acessar seu Curriculun Vitae no sistema Lattes/CNPq Dr. Luis Fernando Sayão trabalha no CIN Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear. É representante brasileiro no INIS the International Nuclear Information System e no ETDE the Energy Technology Data Exchange.
É mestre e doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/DEP-IBICT. É consultor “ad hoc” da FINEP e da FAPESP. É membro da Câmara Técnica de Documentos Digitais do CONARQ Conselho Nacional de Arquivos. Foi professor da Universidade Santa Úrsula e da UNIRIO, nos cursos de biblioteconomia. Participou como consultor em projetos como Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://www.ibict.br/bdtd/acesso.htm), do IBICT; no projeto Dicionário Histórico e Biográfico das Ciências Médicas e da Saúde no Brasil (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br), da FIOCRUZ; no Programa PROSSIGA Comunicação e Informação para Pesquisa (http://www.prossiga.br), do CNPq; no projeto interface SciELO/Open Archives (http://www.scielo.br), para a BIREME. Aqui pode-se acessar seu Curriculun Vitae no sistema Lattes/CNPq.

Os instrutores são organizadores e autores de capítulos do livro BIBLIOTECAS DIGITAIS: saberes e práticas. Salvador : Ed. UFBA, Brasília : IBICT, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.