segunda-feira, 12 de abril de 2010

Semana do Livro - 18 a 24 de abril


Semana do Livro
18 a 24 de abril

Histórico da Semana do Livro


A Câmara Rio-Grandense do Livro promove, desde 2005, no mês de abril, a Semana do Livro, com a adesão de parceiros de várias regiões do Estado, que aceitam o desafio de realizar atividades que coloquem o livro e a leitura em destaque, no período.
A iniciativa marca a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril - nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril – falecimento de Cervantes e de Shakespeare).
O ponto culminante da Semana é a solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em que a CRL homenageia pessoas e entidades que se destacaram pela realização ou apoio a ações em prol do livro e da leitura, no ano anterior.
Assim, fazem jus a troféus a “Personalidade do Ano”, a “Biblioteca do Ano” e até cinco pessoas físicas ou organizações, na categoria "Amigo do Livro". E, na mesma solenidade, são homenageados os profissionais vinculados a empresas associadas à CRL que tenham completado 25, 35 ou 50 anos consecutivos de dedicação ao setor livreiro.
Para facilitar a inserção da Semana do Livro no calendário das entidades parceiras, a diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro decidiu que, a partir deste ano, o evento ocorrerá sempre de 18 a 24 de abril.
A origem do Dia Mundial do Livro

A instituição desta data pela Unesco internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge – padroeiro daquela província espanhola – e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido na mesma data, em 1616.
De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes, este é o lema.
A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular os estados-membros a desenvolverem iniciativas próprias nesta data.
Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.
Programação - Semana do Livro 2010

Confira a programação confirmada até agora pelo link:
Para aderir à Semana do Livro basta preencher o termo de adesão abaixo e enviá-lo à Câmara Rio-Grandense do Livro, pelo email visitacaoescolar@camaradolivro.com.br. Mais informações pelo telefone (51) 3286 4517, com Rafael.

Termo de adesão à Semana do Livro
18 a 24 de abril de 2010.

Entidade: _________________________________________________________________
Endereço:_________________________________________________________________
CEP:______________________Cidade:_________________________________________
Telefone:( ) ____________ Fax: ( ) __________ E-mail:
_________________________
Responsável:
_______________________________________________________________
Telefone fixo: ( ) _____________Celular: ( ) __________
E-mail: ___________________

Síntese da programação a ser desenvolvida:
Atividade 1
Nome:
Local:
Data:
Horário:
Público-alvo:
No caso de atividades abertas ao público em geral, indicar condições de participação:

Atividade 2:
Nome:
Local:
Data:
Horário:
Público-alvo:
No caso de atividades abertas ao público em geral, indicar condições de participação:


Atividade 3
Nome:
Local:
Data:
Horário:
Público-alvo:
No caso de atividades abertas ao público em geral, indicar condições de participação:

Observações: Este formulário deve ser enviado à Câmara Rio-Grandense do Livro, até 16 de abril, aos cuidados de Sônia Zanchetta, por correio (Câmara Rio-Grandense do Livro – Praça Osvaldo Cruz, 15/1708, CEP 90030 160, Porto Alegre), pelo fax (51) 3286 4517 ou pelo e-mail sonia@camaradolivro.com.br .

____________, ___ de __________ de ______.
­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________
Assinatura do responsável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.