quinta-feira, 10 de junho de 2010

Câmara Rio-Grandense do Livro


Encerradas as inscrições do Programa Fome de Ler

Já estão definidas as escolas que participarão do Fome de Ler em 2010 e os autores que as visitarão.

Como vem ocorrendo desde 2003, escolas municipais de várias cidades da região Centro-Sul do Estado que contam com professores que cursam Letras na Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, em Guaíba, participarão do programa.

Em todos os casos, a presença dos autores será viabilizada financeiramente pela Câmara Rio-Grandense do Livro, enquanto a Ulbra Guaíba se encarregará do assessoramento pedagógico aos professores que atuarão como mediadores de leitura e as escolas adquirirão, diretamente ou através de suas respectivas prefeituras, os livros para a leitura prévia aos encontros, além de disponibilizarem o transporte dos autores de Porto Alegre até o município e vice-versa.

Em Dom Feliciano, cinco escolas participarão do Fome de Ler, e o encontro com o autor ocorrerá na Casa da Cultura do município.

E, em Sertão Santana, a Escola Benjamin Constant sediará o encontro e seis outras escolas participarão, na condição de convidadas, com seus alunos.

Escolas Mun.da região Centro-Sul do Estado Município Autores
EMEF Santa Rita de Cássia Arroio dos Ratos Christina Dias
EMEF José Divino Barbosa Pereira Tapes Stella Maris Rezende
EMEF La Hire Guerra Eldorado do Sul Charles Kiefer
EMEF Amadeu Bolognesi Guaíba Mario Pirata
EMEF Manoel José Soares Sentinela do Sul Lenice Gomes
EMEF São Miguel Minas do Leão Moacyr Scliar
EMEF João Evangelista Pinos Barra do Ribeiro André Neves
EMEFs Nª Srª de Fátima, Santa Teresinha,
São João Batista, Catulino Pereira da Rosa
e Pe. Constantino Dom Feliciano Sérgio Napp
EMEFs Benjamim Constant,
Carlos Papke Sobrinho, Armando Ruszkowski,
Ruy Ramos, Breno Feiden, Capitão Garcia
e Rui Barbosa Sertão Santana Marô Barbieri


Este ano, passam a participar do Fome de Ler 16 escolas municipais de Canoas, que terão acompanhamento pedagógico do Curso de Letras da Ulbra. A Secretaria Municipal da Educação disponibilizará os livros para a leitura prévia e viabilizará as visitas de 11 autores, enquanto a Câmara Rio-Grandense do Livro cobrirá os custos de outras cinco. Como no caso anterior, caberá às escolas disponibilizar o transporte dos autores de Porto Alegre a Canoas e vice-versa.

Escolas municipais de Canoas Autores
Artur Pereira de Vargas Cláudio Levitan
Carlos Drummond de Andrade Moacyr Scliar
Castelo Branco Mário Pirata
Ceará André Neves
David Canabarro Rogério Andrade Barbosa
Guajuviras Júlio Emílio Braz
Jacob Longoni Lenice Gomes
João Paulo I Roger Mello
Ildo Meneghetti Dilan Camargo
Monteiro Lobato Jane Tutikian
Nancy Pansera Carlos Urbim
Nelson Paim Terra Luiz Raul Machado
Pinto Bandeira Charles Kiefer
Rio Grande do Sul Marô Barbieri
Rui Cirne Lima Márcio Vassalo
Sete de Setembro André Neves

Outra novidade deste ano é que as dez unidades da Rede Ulbra de Escolas, localizadas em sete municípios gaúchos, aderiram, também, ao Fome de Ler. Como se trata de escolas privadas, os alunos adquirirão os livros com recursos próprios e as editoras que os fornecerão viabilizarão as visitas dos autores.

Escolas da Ulbra Autores Editoras
Colégio ULBRA Concórdia–Candelária Moacyr Scliar/Marô Barbieri Saraiva / Autora
Colégio ULBRA Cristo Redentor–Canoas Jane Tutikian /Leia Cassol Saraiva / Cassol
Colégio ULBRA Especial Concórdiao-POA André Neves Paulus e Paulinas
Colégio ULBRA São João–Canoas Júlio Emílio Braz Saraiva
Colégio ULBRA São Pedro–Cachoeirinha do Sul Luiz Antônio de Assis Brasil L&PM
Escola ULBRA Martinho Lutero-Guaíba Luis Fernando Verissimo Objetiva
Escola ULBRA Paz – Canoas Júlio Emílio Braz Saraiva
Escola ULBRA São Lucas – Sapucaia do Sul Caio Riter WS e Paulinas
Escola ULBRA São Marcos – Canoas Jane Tutikian Saraiva
Escola ULBRA São Mateus – Cachoeirinha Fabrício Carpinejar Bertrand Brasil

O Fome de Ler mantém, ainda, articulação com o Programa Lendo pra Valer, que a Câmara Rio-Grandense do Livro desenvolve em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, da Secretaria de Estado da Educação, desde 2008.


vitrina da leitura
* A Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) promove, de 11 a 12 de junho, no Florianópolis Palace Hotel, a 29ª edição do Painel de Biblioteconomia, que terá como tema central Tecnologias e pessoas: a base para a inovação em gestão de bibliotecas. O Conselho Regional de Biblioteconomia do RS (CRB-10) enviará três representantes ao evento, dentre os quais a bibliotecária Maria da Graça Artioli, responsável pelo acervo de referência em Literatura Infantil e Juvenil da Câmara Rio-Grandense do Livro. Saiba mais em: http://painel2010.acbsc.org.br

* Encerra em 2 de julho o prazo para a inscrição de experiências relacionadas à leitura no Prêmio Vivaleitura 2010. Há três categorias: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas; e sociedade. O vencedor de cada uma das categorias receberá prêmio da R$ 30 mil. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

* O Projeto Laços de Leitura: uma atitude cidadã, desenvolvido desde 2002 pelo Curso de Letras da Ulbra São Jerônimo, sob a coordenação da professora Rosani Nascimento Leite, passa a contar com o apoio da Câmara Rio-Grandense do Livro. Para obter mais informações, contate rosanin@ulbra.br

* A coordenadora da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre, Sônia Zanchetta, apresentará os programas e projetos de leitura da Câmara Rio-Grandense do Livro no Seminário Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, que ocorrerá de 14 a 18 de junho, na programação da 10ª Feira do Livro de Ribeirão Preto.

* A Coordenação do Livro e da Leitura, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, criou um blog para divulgar sua programação e receber sugestões de atividades na área da Literatura. Esse meio de comunicação terá atualizações diárias e trará diversas informações sobre as atividades desenvolvidas pela CLL, bem como acontecimentos importantes da área da Literatura na cidade. Acesse: http://coordenacaodolivro.blogspot.com .

* Ocorre no dia 16 de junho, às 15h, na progração da 26ª Feira do Livro de Canoas, a segunda reunião das escolas que participarão, este ano, do Programa Fome de Ler. Informações: arolla@terra.com.br , com a professora Ângela da Rocha Rolla.

* O deputado Miki Breier convida para a solenidade de instalação da Frente Parlamentar Gaúcha de Incentivo à Leitura, que será realizada no dia 16 de junho, às 13h30min, no Salão Júlio de Castilhos (1º andar da Assembleia Legisltiva). Informações: lilian.martins@al.rs.gov.br

* O Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares convida para sua reunião mensal, que ocorrerá em Canoas, no dia 11 de junho. Confira a programação.
contato
Câmara Rio-Grandense do Livro www.camaradolivro.com.br
Praça Osvaldo Cruz, 15 · Conj. 1708/1709CEP 90030-160 · Porto Alegre · RS · Brasil
Fone: +55 51 3286 4517

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.