terça-feira, 28 de setembro de 2010

Um espaço para as feiras do livro


Um espaço para as feiras do livro

Evento de Porto Alegre promove debate com organizadores de feiras de todo o Estado


A Câmara Rio-Grandense do Livro recebe inscrições para o 11º Encontro de Organizadores de Feiras de Livros do Rio Grande do Sul. O evento gratuito ocorrerá no dia 11 de novembro, das 9h às 17h30min, na Casa do Pensamento (Armazém A do Cais do Porto), durante a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.



O encontro destina-se a organizadores de feiras de livros de municípios, escolas, clubes sociais e demais entidades que promovem a atividade cultural. As palestras “Para um país de leitores” e “Como elaborar o Plano Municipal do Livro e da Leitura” integram a programação do evento, que ainda abrirá espaço para a troca de experiências, por meio de relatos, entre seus participantes. O Rio Grande do Sul conta, atualmente, com mais de 110 municípios promotores de feiras de livros.



Programa

9h - Credenciamento e retirada de material

9h30min - Abertura – Fala do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro

10h – Para um país de leitores: o papel dos agentes sociais, palestra da professora Vera Teixeira de Aguiar/ PUCRS

11h – Coffee Break

11h30min – Relatos de experiências

12h – Intervalo para almoço

14h – Como elaborar o Plano Municipal do Livro e da Leitura, palestra a cargo do Ministério da Cultura

15h30min – Coffee break

16h – Relatos de experiências

17h30min - Encerramento



SERVIÇO:

O quê: 11º Encontro de Organizadores de Feiras de Livros do Rio Grande do Sul

Quando: 11 de novembro, das 9h às 17h30min (durante a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre)

Onde: Casa do Pensamento (Armazém A do Cais do Porto)

Informações e inscrições (gratuitas) pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br ou pelo telefone (51) 3286.4517, com Sônia Zanchetta. A ficha de inscrições encontra-se em

http://camaradolivro.com.br/arquivos/294.doc



A Feira do Livro de Porto Alegre é realizada há 55 anos na Praça da Alfândega. Nasceu em 1955, quando um grupo de livreiros, intelectuais e jornalistas, organizou a primeira edição com o lema “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo". Um dos mais tradicionais eventos culturais da cidade recebe anualmente mais de um milhão de pessoas, que visitam as cerca de 160 barracas e participam de uma intensa programação de sessões de autógrafos, seminários, debates, mesas-redondas e apresentações artísticas. Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu o diploma de Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e, em 2010, a maior feira de livros a céu aberto das Américas foi declarada Patrimônio Imaterial da Cidade pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.