sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Fórum das Bibliotecas Escolares é sucesso

Fórum das Bibliotecas Escolares é sucesso
(02/12/2010 - 09:44)


Foi realizada no dia 26 de novembro no Cine Teatro Coliseu a 19ª Reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, evento estadual que discutiu principalmente a leitura, o livro e a literatura. Com o tema Abraçando a Biblioteca Escolar o encontro reuniu importantes nomes como a Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 10, Loiva Teresinha Serafini, o secretário municipal de Cultura de Canoas e escritor, Jeferson Assumção, além da professora doutora Lizandra Estabel e da professora e bibliotecária Dranda Eliane Moro.

Bibliotecários de toda a região acompanharam o evento realizado pela Prefeitura de Camaquã através da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Afubra, CRB 10 e Fabico UFRGS, que a partir dos painéis Biblioteca, Leitura e Integração Cultural e organização de bibliotecas escolares/aspectos técnicos, pedagógicos e de legislação pode ter uma visão mais ampla do assunto. “Em todo o estado mais de dez mil pessoas se dedicam às bibliotecas”, contabilizou Loiva que parabenizou aos organizadores pela qualidade do evento.

O escritor Jeferson Assumção destacou que a biblioteca é o principal elemento para combater fatores de exclusão da sociedade como a violência: “A cultura de maneira geral é uma porta para isso. É necessário a desmercantilização da cultura, atraindo os jovens para centros culturais como as bibliotecas”, destacou. Em Canoas, Assumção conseguiu realizar projetos como o biblioparque e a bibliopraça: “É preciso levar o livro para onde as pessoas estão fazendo outras coisas”, destacou enfatizando a importância de se formar leitores culturais e críticos e não apenas funcionais. Ele sugeriu ainda a criação de um Plano Municipal do livro, da leitura e da literatura.

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, pelo presidente da Câmara Municipal, Renato Dillmann e pela secretária de Educação, Marisa Chaves Albuquerque. Molon deu as boas vindas aos visitantes e afirmou estar orgulhoso por sediar um evento desta grandeza: “Tenho a certeza que o projeto Abraçando a Biblioteca Escolar coordenado pelas professoras Roberta Pedroso e Sandra Ferreira fará a diferença no futuro”, disse.

Os convidados ainda conheceram um pouco de Camaquã através das apresentações artísticas e também dos relatos de experiência do Projeto Abraçando a Biblioteca Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.