segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Biblioteca Pública de Nova Petrópolis: há 17 anos transmitindo o prazer da leitura

Biblioteca Pública de Nova Petrópolis: há 17 anos transmitindo o prazer da leitura

Há 17 anos, Nova Petrópolis conta com um amplo espaço de prateleiras recheadas de livros e demais artigos de leitura que despertam a imaginação dos leitores: a Biblioteca Pública Municipal Prof. Elsa Hofstätter da Silva. E, para comemorar esta importante data, toda a comunidade está convidada para prestigiar a exposição de trabalhos das escolas municipais relativos à leitura e ao aniversário de Nova Petrópolis, que completa 56 anos de emancipação no dia 27 de fevereiro. A exposição será um dia após o aniversário da Biblioteca, na segunda-feira, dia 28, a partir das 8h.

A exposição englobará trabalhos diversos dos alunos das cinco escolas municipais, de assuntos variados que mostram a criatividade das crianças. Serão expostas pequenas representações do Município (maquetes, mapas, manequins, símbolos) e experiências com o contato com os livros. Para Sandra Artmann, diretora do Núcleo da Biblioteca Pública e Patrimônio Histórico, “é importante, através da exposição destes trabalhos, mostrar o quanto as crianças são integradas com a Biblioteca e com o Município e o quanto elas valorizam a leitura. Elas são o nosso futuro, por isso é imprescindível incentivar esta prática desde cedo”.
A Biblioteca atualmente empresta 40 livros diários e suas aquisições se dão através das multas, das verbas da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e doações. O local também dispõe de empréstimos de CD’s, DVD’s, revistas e jornais; além de sediar cursos de língua alemã e tcheca para os cidadãos novapetropolitanos. A Biblioteca também exerce diversos projetos por ano de incentivo à leitura, visando conquistar cada vez mais leitores e adeptos ao prazer de ler.

Sobre a Biblioteca Pública Municipal de Nova Petrópolis:

A Biblioteca foi criada pela Lei n° 1.192/90 em 26 de julho de 1990 e sua inauguração aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1994. O local recebeu esse nome para homenagear Elsa Hofstätter da Silva, que foi teatróloga, poetiza, professora e autora do Hino de Nova Petrópolis.


A missão básica da Biblioteca é criar e fortalecer o hábito de leitura, promover o conhecimento da herança cultural e garantir acesso aos cidadãos a todo tipo de informação de interesse da comunidade.


Atualmente, o seu acervo conta com 21.600 livros, lidos por 4.303 leitores.


Desde dezembro de 2002, a Biblioteca utiliza um software para a informatização do acervo. A base de dados INBIB (Integrar Bibliotecas) possui hoje quase todos livros cadastrados, sendo estes da sessão de leitura e literatura, estudos, pesquisas e história de Nova Petrópolis, além das coleções escritas em língua estrangeira, periódicos e CDs.


Durante estes 17 anos, a Biblioteca realizou diversos projetos de incentivo à leitura, sendo eles: Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores (no dia 12 de março), Dormindo com os livros, Semana do Livro, Literatura Comentada, Semana do Meio Ambiente – Doe um livro, adote uma planta, Exposição de obras de artistas locais, Olimpíada de Literatura Infantil, Aulas de língua alemã, espanhola e tcheca, Sarau literário, Biblioteca nas escolas, Informativo on-line, Dicas de leitura, Leitor Destaque, Livro sem Dono.

A Biblioteca Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva localiza-se na Rua Tiradentes, nº 256, Centro de Nova Petrópolis. O horário de funcionamento é 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira das 7h30min às 12h e das 13h às 17h30min. Na 4ª feira, a Biblioteca abre das 7h30min às 19h e no sábado, das 8h30min às 11h30min.

Fonte: http://www.novapetropolis.rs.gov.br/int_noticias.php?id=834&tipo=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.