sexta-feira, 11 de março de 2011

Curso de Conservação

CURSO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS COM SUPORTE EM PAPEL. PRIMEIRO SEMESTRE -
NÍVEL 1 Conservação-restauração de documentos - 8 aulas (32 h/a) História do papel, o que é marca d’água, dicas úteis para preservação de livros e documentos em papéis, fatores de degradação do papel, pragas mais freqüentes, medição de ph e controle de acidez do papel, reconhecimento de pigmentos e de papéis das obras apresentadas por alunos, tratamento químico do papel, principais papéis empregados na restauração de documentos, porque conservar/restaurar, procedimentos do restauro, manchas mais freqüentes e soluções, reestruturação do documento, código de ética do conservador-restaurador, embalagem para armazenamentos de documentos. Higienização de acervo documental. Conservação-restauração de Jornais - 2 aulas (8 h/a) Identificação dos fatores de degradação dos jornais, reestruturação, velatura e laminação de jornais degradados, alcalinização e planificação de jornais, pastas para armazenamento. Conservação-restauração de livros - 20 aulas (80 h/a) História da encadernação, fatores de degradação do livro, principais papéis empregados na restauração de livros, reconhecimento das partes do livro, pequenos reparos, solução de problemas de acervo bibliográfico como capas soltas, lombadas danificadas, cantos de livros amassados ou rotos, perdas de revestimentos de lombadas e pastas, costuras danificadas, folhas soltas e código de ética do conservador-restaurador. Higienização de livros e bibliotecas.
SEGUNDO SEMESTRE - NÍVEL 2 Conservação-restauração de documentos - 3 aulas (12 h/a) Procedimento na restauração de documentos - Velatura de documentos rompidos e \"quebra-cabeças\". Laminação de documentos. Isolamento de pigmentos. Tratamento químico de documento fungado. Conservação-restauração de livros - 27 aulas (108 h/a) Desmonte de livros, tratamento químico do papel (alcalinização por imersão), procedimentos do restauro das folhas, costuras próprias a encadernação original, salvamento de capas internamente, marmorização de espelho e guardas, pintura de tecido para reencadernação com marmorização, embalagem para armazenamentos do livro.
TERCEIRO SEMESTRE - NÍVEL 3 Conservação-restauração de livros - 30 aulas (120 h/a) Lombadas e cantos em tecido aparente, costuras próprias a encadernação de época, guardas costuradas (encadernação Sec. XIX), cabeceados bordados em tecido, colocação de marcadores, falsos nervos de lombada, reforço de cantos internos das capas, fechamento de livros.
QUARTO SEMESTRE - NÍVEL 4 Conservação-restauração de livros - 30 aulas (120 h/a) Encadernação plena e meia em capa de couro, tipos de couros empregados na restauração, tratamento de couro deteriorado e roto, costura estilo de época, marmorização de cortes, lombadas com nervos reais e falsos nervos. De: 14 de março de 2011 a 16 de agosto de 2011.
TODOS OS NÍVEIS Horários:
Turma I - Terças e quintas-feiras - das 09:00h às 12:00h
Turma II - Terças e quintas-feiras - das 14:00h às 17:00h
Turma III - Sextas-feiras - das 09:30h às 12:00h e das 13:00h às 16:30h
Local: Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul Rua 7 de Setembro, 1020, 2º Andar, Sala 20, Antigo Prédio dos Correios - Centro - Porto Alegre - RS
Turma IV - Segundas e quartas-feiras - das 19:00h às 22:00h
Local: Oficina de Restauro Livro e Arte Rua Marco Polo, 505, Cj. 508, Cristo Redentor - Porto Alegre -RS
VALOR DO CURSO POR SEMESTRE: R$ 1.050,00 = PARCELADO EM 5 X IGUAIS DE R$ 210,00 (parcelado no cheque).
Desconto especial para alunos e ex-alunos da Oficina de Restauro Livro e Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.