segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sagu e Gnuteca no Portal Software Público Brasileiro

Por Cesar Brod
Data de Publicação: 24 de Março de 2011
No dia 20 de outubro de 1999 mandei a seguinte mensagem à equipe de desenvolvimento que eu passara a coordenar, um mês antes, na Univates:
Luciano, Carlos e Maurício,

Pensei bastante sobre a metodologia de implementação do novo Sistema Administrativo. Sei que nesta fase de estudo de uma nova ferramenta ainda podem surgir polêmicas sobre o método de migração e a própria ferramenta empregada, o que é totalmente natural. Por isto mesmo, peço a vocês um voto de confiança na adoção das regras de desenvolvimento deste novo sistema e na linha mestra que adotaremos na implementação do mesmo.

Aqui segue um primeiro "draft" para o desenvolvimento do novo Sistema Administrativo, que vocês devem transformar em um documento final. Sou flexível em vários aspectos, à exceção das datas chaves do cronograma que devem ser mantidas a todo o custo.

Projeto Interno: Novo Sistema Administrativo
Nome-código: UniverSis
Coordenador: Prof. Luciano Brandão
Objetivo: Migração do Sistema Administrativo existente na Univates para uma estrutura baseada em Intranet, com bases de dados padrão SQL e acesso dos clientes através de browsers padrão de mercado. O novo UniverSis utilizará ferramentas de sistemas abertos e será publicado para a comunidade acadêmica que poderá participar do projeto.

Pré-requisitos:

Sei que isto é uma imposição, certamente passível de questionamento. Aqui é onde peço, justamente, o maior voto de confiança.
1. A interface do usuário será exclusivamente através de browser padrão (Netscape, Internet Explorer ou outro)
2. A base de dados para o desenvolvimento inicial será o MySQL
A migração para o Oracle ou outra base SQL deve ser tranquila, mas devemos começar com uma base na qual consigamos suporte da comunidade "OpenSource" com facilidade.
3. A base de dados de testes deve refletir a modelagem da atual, mas deve ser INDEPENDENTE da existente.
Luciano, sei que tens críticas quanto a isto. Podemos discutir os malefícios e benefícios dos métodos infinitamente. Quero evitar neste momento qualquer entrave no desenvolvimento que possa ter como raiz a migração dos dados e os testes de volume. Confio que no meio do processo teremos um bom plano de migração de bases de dados.
4. Todas as ferramentas utilizadas serão OpenSource, ou em último caso OpenSource para o ambiente acadêmico.

Ferramentas adotadas

SO Servidor: Linux
SO Cliente: Não importa, desde que use browsers padrão
Base de dados: MySQL - inicialmente, com possibilidade de porte para qualquer outra base padrão SQL
Linguagens: PHP (preferencialmente) e qualquer acessório OpenSource necessário.

Cronograma:

20.11.99 - Documentação do projeto completa
01.12.99 - Publicação do projeto na Internet e contato com as principais Universidades do país
01.12.99 - 01.03.00 - Definição de atribuições de colaboradores externos - a cada mês, teste de módulos principais
01.05.00 - Laboratório de funcionalidades e início da migração das bases de dados
01.07.00 à 30.07.00 - Migração total das bases e testes de stress com situações reais em paralelo com o sistema original
01.07.00 à 30.07.00 - Ajustes e correções
01.08.00 - UniverSis em produção, com backups diários e possibilidade de retorno ao sistema tradicional
Assim começou a história do primeiro sistema de gestão acadêmica em software livre desenvolvido no mundo, posteriormente batizado com o nome de Sagu, que rendeu palestras em todo o Brasil e no mundo, artigos em revistas nacionais e internacionais e deu origem à Solis, uma cooperativa que vive de software livre.

No dia 28 de março de 2011 esta história passa por mais um marco: o lançamento do Sagu e do Gnuteca, sistema para a gestão de acervos, no Portal Software Público Brasileiro. Isto mostra, acima de tudo, a perseverança da Solis com os valores de liberdade e compromisso com a comunidade que nortearam a sua fundação. Os dois carros-chefe da receita da empresa passam a constituir o acervo de mais de 50 soluções mantidas no Portal Software Público. Um sonho antigo, que acompanha os dois projetos desde a sua publicação, agora tem o potencial de, verdadeiramente, solidificar-se: a ampliação da comunidade de usuários e de desenvolvedores, muito além da própria Solis. O Portal Software Público tem este reconhecido talento de criar e fomentar comunidades no entorno dos sistemas que estão em seu acervo.
Parabéns à Solis por mostrar que todo o conhecimento deve ser livre e público, sempre!
----
1 Extraído de http://www.dicas-l.com.br/brod/brod_201103241057.php acesso em 31 mar. 2011.
2 Este artigo encontra-se no DICAS-L e conforme sua página Home:
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído
para fins não comerciais, segundo os termos da licença da

Creative Commons
3 Foto: CCAA2R, Gnuteca e Pinguim. Fotǵrafo Eugenio Hansen, OFS. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:CCAA2R,_Gnuteca_e_Pinguim.jpeg acesso em 3 mar. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.