segunda-feira, 20 de junho de 2011

4° Festival Estadual de Contadores de Histórias

4º FESTIVAL ESTADUAL DE CONTADORES DE HISTORIAS


O Festival Estadual de Contadores de Histórias em sua 4ª edição é um evento não competitivo, voltado exclusivamente para a arte de contação de histórias. É uma realização da Biblioteca Lucilia Minssen em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana, instituições da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

Objetivos: O Festival tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de historias. Destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercâmbio entre instituições, empresas e entidades que trabalham em prol do livro e da leitura.


Com o festival, oportunizaremos não apenas o registro, mas também a valorização das ações que se realizam nas diferentes cidades, escolas, bibliotecas e instituições, incentivando a pratica de ouvir e contar histórias, resgatando o momento da contação de historias para conscientizar o cidadão (leitor ou não) que a leitura, além de veículo de (in) formação é uma porta para o bem estar pessoal e para o convívio social.

Período:

O Festival acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2011, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Haverá atividades paralelas como: Oficinas, programação especial para as crianças; Encontro dos Contadores de historias; exposição e venda de livros da(s) editora(s) apoiadoras do evento.


DAS INSCRIÇÕES DOS CONTADORES DE HISTORIAS


As inscrições serão gratuitas, estão abertas a qualquer contador do Brasil e acontecerão de 10 de junho a 10 de agosto.

Os candidatos deverão enviar para a biblioteca a ficha de inscrição com informações sobre o trabalho que desenvolve como contador de historia (podes enviar endereço de blog) e 02 (duas) fotos (podem ser scaneadas e enviadas por e-mail).

As histórias deverão ser infanto-juvenis e ter sido publicadas em livros no Brasil. Para evitar a possibilidade de dois contadores apresentarem o mesmo texto, solicita-se que as histórias sejam apresentadas por ordem de preferência.

Na inscrição devem constar o titulo da historia e nome do autor.

Cada história deverá ser apresentada em um tempo máximo de 20 minutos.


DA SELEÇÃO

Uma comissão avaliará a proposta dos candidatos e os que forem selecionados irão contar apenas uma história infanto-juvenil, totalizando 16 contadores no Festival.

Se a primeira escolha de algum contador for também a primeira escolha de outro, se proporá a apresentação das escolhas seguintes (já mencionadas na inscrição).

A divulgação dos contadores selecionados será feita entre 22 e 26 de agosto e seus nomes e histórias escolhidas constarão no folder com a programação do evento. Os contadores selecionados receberão certificado de participação no Festival, camiseta dos patrocinadores do evento e poderão assistir as apresentações dos colegas.



DAS APRESENTAÇÕES

Serão 4 apresentações pela manhã e mais 4 pela tarde. Cada apresentação deverá ter um tempo máximo de 20 minutos e, ao seu final, serão dados 10 minutos para que a platéia faça perguntas ao contador e este fale sobre seu trabalho e sobre a história que escolheu.

SOBRE O PÚBLICO DO FESTIVAL

O público do Festival será constituído por crianças, estudantes, professores, contadores de historias e outros interessados.
Haverá agendamento para grupos de escolas, inscrições para oficinas e venda de ingressos avulsos a partir do mês de agosto na Biblioteca Lucília Minssen.


DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Dias 06 e 07 de outubro
Manhã e tarde: 8 rodadas de historias
Após apresentação as crianças terão atividades recreativas na Brinquedoteca.

Atividades paralelas: 06,07,08 de outubro
Oficinas de técnicas de contação de historias.



INFORMAÇÕES;
Biblioteca Lucilia Minssen
Rua dos Andradas, 736 / 5º andar Porto Alegre — RS CEP 90020-004
Fone: (51) 32257089
E-mail: bibliotecaluciliaminssen@gmail.com
Visite o blog: http://festivaldecontadoresdehistorias.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.