quarta-feira, 6 de julho de 2011

Técnicos em biblioteconomia avaliam acervo gótico em Linha Andréas







Técnicos em biblioteconomia avaliam acervo gótico em Linha Andréas

Durante a 23ª reunião do Fórum Gaúcho Pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, realizada na última sexta-feira, 01, em Venâncio Aires, técnicos do Instituto Goethe e do Sistema Estadual de Bibliotecas visitaram Linha Andréas, interior do município, para conhecer o acervo gótico da localidade e o trabalho de recuperação da biblioteca local. Fundada em 1892, a biblioteca de Linha Andréas possui aproximadamente três mil títulos em seu acervo, a grande maioria em língua alemã gótica. A recuperação dos livros e a revitalização da biblioteca estão sendo lideradas pela Prefeitura de Venâncio Aires e Conselho Municipal de Cultura.
Durante a visita dos técnicos em biblioteconomia, o diretor da Biblioteca do Instituto Goethe, Ulrich Kaup, avaliou os livros como romances, na sua maioria policial. Ele ressaltou a importância de incentivar a proteção deste patrimônio e buscar sua restauração e instalação correta do acervo. Kaup sugeriu a criação de um “Museu do Livro” em Linha Andréias.
A secretária municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Cleiva Heck, informa que já prepara o protocolo para tombamento deste bem pertencente ao patrimônio histórico do município. Com apoio de empresas parceiras e do Conselho Municipal de Cultura, semanalmente a equipe do município visita a Sociedade de Leitura, Canto e Jovialidade para limpar, recuperar e revitalizar a biblioteca da comunidade. “A reestruturação da biblioteca inclui nova pintura do local, confecção de novos e adequados armários para os livros e colocação de forro de PVC. Essa é uma riqueza cultural de valor incalculável para o município. A comunidade manteve esse patrimônio durante gerações. Agora, também é nosso papel ajudarmos a preservar estas relíquias" ressalta a secretária.
O objetivo é reabrir o espaço para a comunidade no próximo dia 30 de julho, durante os festejos da 34ª Festa Municipal do Colono.

fonte - http://www.pmva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.