quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DEBATE: intuito é a melhoria dos espaços

Evento propõe a dinamização das bibliotecas escolares
No início deste ano, constatações do secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, sobre as bibliotecas escolares e suas necessidades, fizeram com que as Coordenadorias Regionais de Educação dessem mais atenção ao tema.
Por isso, a tarde da última sexta-feira foi dedicada ao primeiro módulo do projeto Dinamização das Bibliotecas Escolares, na Escola Silveira Martins. O encontro, que contou com diretores e professores, debateu necessidades e a busca de alternativas para melhoria nesse setor. A promoção é da 13ª Coordenadoria Regional de Educação.
Um dos focos foi a importância da leitura no crescimento intelectual e cultural dos alunos, visando tornar a biblioteca um espaço mediador para desenvolver o interesse efetivo de prática social, educacional e cultural. A palestrante foi a professora Maria do Carmo Mizetti, da Secretaria Estadual de Educação, que abordou temas como a organização e atualização da biblioteca e valorização dos recursos que a escola já possui. Também fizeram explanações Núbia Juliani (Urcamp), Elvira Nascimento, Norma Vasconcelos e Sônia Alcalde, que fazem parte do Grupo Cultura Sul de Bagé.
Segundo Maria do Carmo, pode-se dizer que é pela formação do leitor que se constrói a cidadania e se promove a capacidade de discernimento, a criatividade, a lógica e se conduz a facilitação da expressão oral e escrita, por isso os professores devem fazer das bibliotecas um ambiente mais acolhedor aos seus alunos.
Enquanto aguarda concurso público para suprir as questões de recursos humanos, a 13ª Coordenadoria de Educação tem planos de realizar novos debates sobre o tema. Outro módulo do projeto já está sendo programado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.