quinta-feira, 28 de junho de 2012

Oficinas e palestras na Lucília Minssen


OFICINAS E PALESTRAS NO MÊS DE JULHO NA BIBLIOTECA LUCILIA MINSSEN

Oficina: A INICIAÇÃO NOS CONTOS TRADICIONAIS
Data: 06 de julho das 14 às 17h
Ministrante: BEATRIZ MYRRHA
Maria Beatriz Maciel Myrrha é musicista formada em Licenciatura em Educação Musical, pela Universidade de Minas Gerais . Atriz formada pela Fundação Clóvis Salgado, Yogaterapeuta, formada por Swami Sarvãnanda é contadora de histórias há 22 anos, o que já lhe rendeu prêmios em concursos de narradores e participação em juris. Atua como professora de educação musical e narração de histórias. Tem dois livros publicados: “Feira de Histórias” e “Pitulu”, ambos pela Editora Aletria.
Proposta: A oficina aborda de forma teórica e prática o Caminho da Iniciação como aspecto universal nos contos tradicionais. Nela o participante fará uma viagem pelo tempo e por várias culturas místicas (o Egito, a Grécia antiga, o cristianismo, sufismo, judaísmo, os vedas, o budismo, as cavalarias, entre outras), por contos aparentemente isentos de misticismo e seus diálogos com a ciência e o nosso cotidiano.
Apoio: Cena Produções Artísticas
Local: Biblioteca Lucilia Minssen – Casa de Cultura Mário Quintana
Investimento: R$ 30,00 reais

FAMILIARIZANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO LAR
Palestra/oficina para pais, avós e professores
Ministrante: Paulo Bocca - Escritor, contador de histórias
Sinopse: Esta é uma palestra/oficina que o escritor e contador de histórias Paulo Bocca fará especialmente para os pais, familiares e professores. Será destacada a importância da contação de histórias no lar para a formação do indivíduo/cidadão desde a sua primeira infância.
Metodologia: Num primeiro momento, será feita a palestra com os participantes para falar de dois pontos importantes literatura infantil : A sua utilização e importância na vida da criança;
Os aspectos literários que compõem a obra e que capacitam a criança a ser um leitor crítico.
Após essa exposição, serão apresentadas e compartilhadas formas lúdicas de contar histórias no lar. Os participantes terão oportunidade de fazer práticas orientadas com o contador de histórias PauloBocca.
Objetivo: Destacar a importância da contação de histórias no lar para um bom desenvolvimento da criança desde a sua primeira infância.
Quando : Dia 14 de julho, na Sala da Brinquedoteca Pé de Pilão.
Horário: das 15 às 18 horas.
Ingresso: R$ 20,00. Inscrições e reservas pelo fone: 32257089


ENCONTRO COM AUTOR CELSO SISTO NA BIBLIOTECA LUCILIA MINSSEN
Data: 20 de julho as 19h
Release: Projeto da Biblioteca em parceria com Grupo de Contadores de historias com apoio do Instituto Estadual do Livro -IEL . Desenvolvido no período de março a junho, com o Grupo Encantadores de historias para discussão e reflexão dos textos teóricos e literários do escritor e contador de historias Celso Sisto através de suas obras que abordem o universo da literatura infanto juvenil e da narração de histórias.
Culminando com apresentação das historias para o publico e encontro com escritor Celso Sisto.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo – 5º andar da CCMQ
Entrada Franca


Secretaria de Estado da Cultura
Biblioteca Lucilia Minssen
Rua dos Andradas 736 – 5ª andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Porto Alegre – fone: 51- 32257089 e-mail: bibliotecaluciliaminssen@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.