sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Curso de Preservação do Patrimônio

Inscrições abertas para o módulo 2 do Curso de Preservação do Patrimônio



O módulo 2 do “III curso de Extensão Universitária Preservação do Patrimônio Cultural – Tecnologias e Conservação” acontece no próximo sábado dia 20 de outubro, nos turnos da manhã e da tarde.
A proposta é apresentar e discutir as tecnologias a serviço do patrimônio, para aprofundar as bases teóricas e as técnicas da conservação dos bens culturais. Serão utilizados critérios e atos críticos, para estimular o trabalho qualificado nessa área.
A terceira edição do curso tem um formato diferente das anteriores, com encontros aos sábados pela manhã e à tarde, para propiciar uma maior integração entre o público e os palestrantes. Os pesquisadores convidados são especialistas na área e têm destaque no cenário nacional e internacional.
Palestram Gael de Guichen, referência mundial em conservação e restauração do patrimônio cultural; Jacqueline Assis, presidente da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (Abracor); Claudia Suely Rodrigues de Carvalho, doutor pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; e Mónica Bahamondez Prieto, diretora do Centro Nacional de Conservação e Restauração.
A mediação ficará a cargo de Luiz Antônio Bolcato Custódio e William Pavão Xavier. As conferências terão os seguintes temas: “Uma prioridade na conservação preventiva: a reorganização reservas técnicas”; “30 anos de Conservação no Chile: O caso particular a Ilha de Páscoa”; “A conservação preventiva em museus, casas históricas: alguns enfoques”; e “Os museus e a gestão de riscos ao patrimônio musealizado e o papel do conservador-restaurador nesse contexto”.
O curso tem como público alvo, profissionais que atuem com o patrimônio cultural, museus, arquivos e universidades, mas também é aberto para a comunidade em geral. Os encontros ocorrem no Salão de Atos da UFRGS. Inscrições abertas, com vagas limitadas.
O evento é uma promoção da ACOR - Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Cultura, Museu e Secretaria do Patrimônio Histórico da UFRGS e conta com o apoio do Centro Histórico Cultural da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O QUE: III Curso de Preservação do Patrimônio Culturalo
QUANDO: 20 de outubro, sábado 
HORÁRIO: das 9h às 13h e das 14h às 18h 
ONDE: No Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 - Campus Centro) )
QUANTO: R$ 100,00 para a comunidade em geral e R$ 50,00 para estudantes. Sócios da ACOR –RS têm isenção de pagamento 
INFORMAÇÕES: No Museu da UFRGS pelo telefone 3308 3390 e 3308 4022 ou e-mail museu@museu.ufrgs.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.