segunda-feira, 11 de março de 2013

“A Educação precisa de respostas”: Bibliotecários também estão nesta busca!

“A Educação precisa de respostas”: Bibliotecários também estão nesta busca!

Texto elaborado pelos conselheiros do CRB10 e enviado à RBS TV. Como ainda não houve publicação, compartilhamos para conhecimento:

Por que a Educação é marginalizada no Brasil, quando são elaborados os orçamentos? Quais são as causas do mau desempenho escolar? A Educação precisa de respostas! Mas acreditamos que é preciso fazer mais perguntas.

Na página da campanha “A Educação precisa de respostas” liderada pelo Grupo RBS percebe-se a falta da menção ao profissional bibliotecário. Muito se fala nas falhas que os estudantes têm em entender o que está sendo lido, no analfabetismo funcional e seus altos índices no país. Acreditamos que a falta do prazer da leitura contribua muito nesse processo. Não adianta apenas a existência de uma sala com livros, se não houver quem incentive, provoque aquele leitor em potencial, mas ainda adormecido. Não adianta uma sala de leitura, sem um planejamento de atividades com esses livros. Não adianta existir o espaço para leitura com uma pessoa sem a preparação correta para organizar esses materiais, planejar atividades e disponibilizá-los à comunidade escolar. A luta pela valorização da Educação passa por não tornar a biblioteca lugar de castigo.

O bibliotecário é o profissional que torna a biblioteca um espaço de transformação. Ele está apto a exercer seu papel na escola, tendo o Professor como aliado e sendo um grande aliado do Professor. Então, por que nos planejamentos de ações de valorização da Educação, raros são os casos que inserem o bibliotecário como parceiro dos pais e professores? Os Bibliotecários também ajudam o indivíduo a desenvolver e aperfeiçoar suas competências, auxiliam no despertar para a cidadania e ajudam na construção de uma sociedade mais crítica. Valorizar a Educação a partir apenas do tripé pais - professores - livros é subaproveitar o potencial dos bibliotecários - profissionais qualificados, com sólidos conhecimentos em ação cultural, educação de usuários, pesquisa em fontes de informação, entre outras. A desejada competência informacional, que almejamos a todos os cidadãos passa pela biblioteca e pelo trabalho de sua equipe.

Valorizar o espaço biblioteca e o profissional bibliotecário é parte fundamental da necessária e urgente valorização da Educação. O Brasil precisa de bibliotecas de qualidade em todas as escolas e cidades, bem como de bibliotecários em todas elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.