sexta-feira, 15 de março de 2013

O Dia do Bibliotecário no Rio Grande

 Foto: FURG

DIA DO BIBLIOTECÁRIO (12 de março):

Palestra de Edilson Damasio lota o auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMAR).

Tema: O papel do Bibliotecário nos Portais de Periódicos Científicos Institucionais
Palestrante: Edílson Damásio, Bibl. da Universidade Est. de Maringá - UEM

A temática foi muito interessante, abrangendo assuntos relacionados a profissão do bibliotecário e as áreas de atuação que ainda não possuem muita participação do profissional, que precisa se atualizar constantemente.

Trabalhando na editora EDUEM, da Universidade Estadual de Maringá, Edilson, repassou um pouco de sua experiência no trabalho.
Relatou a importância do bibliotecário e dos estudantes de biblioteconomia se envolverem mais com questões relacionadas ao mundo editorial das revistas científicas, como é feita sua avaliação, os critérios para inclusão de artigos científicos, como e onde é feito o registro de artigos (DOI). Citou as principais ferramentas bibliométricas e sua importância para a análise, avaliação e qualificação de revistas científicas.

Comentou a necessidade dos bibliotecários conhecerem linguagem de programação, se aperfeiçoarem no estudo de idiomas.
Alertou que o mercado de trabalho está valorizando bibliotecários com vários conhecimentos e competências e que a busca pelo conhecimento deve ser incentivada e o envolvimento com a produção do conhecimento, seja através das revistas científicas, seu processo de publicação, normalização e implementação, também devem ser explorados, pois é a partir destas competências, que se adquire o know-how de como funciona escrever um artigo, publicá-lo e a partir disso, o bibliotecário estará apto a ter a visão geral do processo de produção, distribuição, citação, compartilhamento e divulgação do conhecimento.

FONTE: SISTEMA DE BIBLIOTECAS (SIB) da FURG (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.