quinta-feira, 25 de abril de 2013

Biblioteca Pública do Estado planeja nova sede

Indispensáveis 20/04/2013 | 06h01

Biblioteca Pública do Estado planeja nova sede

Com o prédio histórico em restauro desde 2007, instituição trabalha para construir prédio

A Biblioteca Pública do Estado atravessa dias de acanhamento, mas sonha grande.

Com o prédio histórico da Riachuelo em restauro desde 2007 e os serviços básicos transferidos para um espaço apertado na Casa de Cultura Mario Quintana, a instituição trabalha para tornar realidade a construção de um prédio novo, amplo e moderno.

— Todo mundo sabe que o prédio da biblioteca não comporta mais as necessidades. Não acredito que saia neste governo, mas já estamos autorizados a procurar um novo espaço — revela a diretora, Morgana Marcon.

A ideia é que o prédio histórico vire uma biblioteca-museu, concentrando as obras raras, o acervo sobre o Rio Grande do Sul e espaços para eventos culturais. O edifício novo, mas amplo, acolheria a administração e os serviços de referência, de empréstimo e de processamento de materiais. Teria também serviços adicionais, como salas para oficinas, auditório, dezenas de computadores com acesso à internet, restaurante e estacionamento.

—  O conceito de biblioteca mudou. Ela tem de ser um grande espaço multifacetado — afirma Morgana.

Por enquanto, a situação é precária. Para as instalações provisórias na Casa de Cultura, a instituição levou apenas 40 mil dos seus 240 mil volumes.

A capacidade do setor de referência caiu de 120 para 30 lugares. Somando-se ao aperto e ao desconforto o fato de que muitos usuários não sabem que a biblioteca está funcionando em novo endereço, queda significativa no empréstimo de livros e na quantidade de pesquisas.
FONTE:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/04/biblioteca-publica-do-estado-planeja-nova-sede-4112035.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.