quinta-feira, 4 de abril de 2013

Câmara Rio-Grandense do Livro homenageia a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva

Câmara Rio-Grandense do Livro homenageia a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva

Semana do Livro: troféu “Biblioteca do Ano 2012” vai para Nova Petrópolis
Câmara Rio-Grandense do Livro homenageia a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva
Para conscientizar o poder público e a sociedade sobre a importância da implementação de políticas claras e consistentes sobre o livro, a CRL – Câmara Rio-Grandense do Livro promove a Semana do Livro, de 18 a 24 deste mês. Participam da iniciativa, realizada desde 2005, organizações da sociedade civil e do governo. A data de abertura, 18 de abril é Dia Nacional do Livro Infantil, quando se celebra o nascimento de Monteiro Lobato.
O ponto alto da Semana é comemorado em 23 de abril, Dia mundial do Livro e do Direito do Autor (data do falecimento de Cervantes e de Shakespeare). Nesta noite, a partir das 20h, em solenidade no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), a CRL homenageia, com troféus "Amigo do Livro" e "Personalidade do Livro", pessoas e entidades que se destacaram no ano de 2012. Também são agraciados os profissionais que trabalham no setor livreiro e editorial gaúcho por "tempo de serviço" (25, 35 e 50 anos) e a "Biblioteca do Ano".
E, para receber o troféu de Biblioteca do Ano 2012, a diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro escolheu, por unanimidade, a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva de Nova Petrópolis.
Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva de Nova Petrópolis

A Biblioteca foi criada pela Lei n° 1.192/90, em 26 de julho de 1990, e sua inauguração aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1994. O nome é uma homenagem à Elsa Hofstätter da Silva, que foi  teatróloga, poetiza, professora e autora do Hino de Nova Petrópolis.
A Biblioteca, localizada na Rua Tiradentes, nº 256, no Centro de Nova Petrópolis, realiza diversos projetos em prol da leitura como Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores (12 de março), Dormindo com os livros, Semana do Livro (18 a 23 de abril), Literatura Comentada, Semana do Meio Ambiente  “Doe um livro, adote uma planta”, Olimpíada de Literatura Infantil, Sarau Lliterário, Biblioteca nas Escolas, Informativo On-line, Dicas de leitura, Leitor Destaque e Livro sem Dono, exposição de obras de artistas locais, aulas de língua alemã, espanhola e tcheca.
O acervo conta com 20.000 livros e tem cerca de 4.500 leitores cadastrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.