quinta-feira, 25 de abril de 2013

Gestora e bibliotecária fiscal do CRB10 participam de eventos

A gestora do CRB10, bibliotecária Clarisse Arend representou o Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, na cerimônia de lançamento da consulta pública para o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), em comemoração ao Dia do Livro promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini.

Estavam presentes no evento o Vice-Governador - Sr. Beto Grill, Secretário Estadual de Cultura - Sr. Luiz Antonio de Assis Brasil, Diretor Geral e Secretário Adjunto – Sr. Jéferson Assumção, secretário Executivo do Plano Nacional do Livro - Sr. José Castilho Marques Neto, prefeitos, secretários e demais autoridades do Estado.

O Diretor Geral e Secretário Adjunto – Sr. Jéferson Assumção, fez uma breve análise do Plano. O mesmo tem um texto baseado no Plano Nacional do Livro e, construído a partir de quatro eixos que estruturam as ações: EIXO 1-Democratização do acesso: implantar novas bibliotecas, fortalecer a rede atual, conquistar novos espaços de leitura, promover a distribuição de livros gratuitos, melhorar o acesso ao livro e a outras formas de expressão da leitura, incorporar e utilizar tecnologias de informação e comunicação. EIXO 2 – Fomento à leitura e à formação de mediadores: formar mediadores, incrementar projetos sociais de leitura, estimular os estudos e o fomento à pesquisa nas áreas do livro e da leitura, estabelecer sistemas de informação nas áreas de bibliotecas e do mercado editorial, fortalecer prêmios e reconhecimento às ações de incentivo e fomento às práticas sociais de leitura. EIXO 3 – Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico: promover ações para converter o fomento às práticas sociais da leitura em Política de Estado, estimular ações para criar consciência sobre o valor social do livro e da leitura, fomentar publicações impressas e outras mídias dedicadas à valorização do livro e da leitura. EIXO 4: Desenvolvimento da economia do livro: propiciar o desenvolvimento da cadeia produtiva do livro, fomentar a distribuição, a circulação e o consumo de bens de leitura, apoiar a cadeia criativa do livro, incrementar a presença nacional e no exterior da produção estadual literária, científica e cultural editada.

No evento foram lançados diversos editais como: Modernização de Bibliotecas; Agentes de Leitura com recursos de R$ 1,78 milhão; Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, que leva os escritores às escolas públicas e também foram entregues diversos certificados a municípios que foram contemplados com os projetos de modernização de espaços culturais dinâmicos de bibliotecas públicas, projeto este do ano de 2012.

Demais informações: http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2013/04/cultura-lanca-consulta-publica-sobre-o-pelll/

Após o evento, a gestora participou, junto com a bibliotecária fiscal do CRB10, Bruna Abatti Chaffe, da caminhada em favor da construção de uma nova sede para a Biblioteca Pública do Estado do RS. A mesma contou com a presença de alguns escritores: Alcy Cheuiche, Armindo Trevisan e Luiz Antonio de Assis Brasil, que também é Secretário Estadual de Cultura, entre outros. Estavam presentes demais autoridades, como o Secretário Adjunto de Cultura, Sr. Jéferson Assumção, a diretora da Biblioteca Pública, Morgana Marcon, a Coordenadora SEBE - Maria do Carmo Mizetti, professora da UFRGS, Glória Sattamini Ferreira, estudantes, técnicos e bibliotecários, além do público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.