quinta-feira, 25 de abril de 2013

Por uma nova Biblioteca Pública do Estado

Foto: Zero-Hora 

Caminhando com sua bengala, Aquiles dos Santos, 84 anos, era o último do grupo de dezenas de pessoas que participaram ontem de um abraço simbólico pedindo uma nova sede para a Biblioteca Pública do Estado.

Com a paciência que falta a quem espera pela reabertura do espaço, fechado há seis anos para reforma, o aposentado participou da caminhada ao longo dos 300 metros de subida entre o Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, e o prédio de número 1.190, da Rua Riachuelo.
Seu Aquiles é mais um dos que pede a criação de uma nova sede para a biblioteca, da qual é sócio há mais de 30 anos. Organizado por membros do Conselho Estadual de Cultura, o ato ocorreu por volta das 12h30min na frente da imponente construção amarelada, no coração do Centro. 

– Não estamos fazendo um movimento contra ninguém, mas, sim, a favor do livro. Vamos lutar por um local para abrigar as 250 mil obras que (no momento) não estão ao alcance dos leitores – disse o escritor Alcy Cheuiche. 

O grupo defende que seja criado um Centro Cultural que, além de guardar o acervo, contemple espaços para leitura, com computadores e internet, além de restaurante, café, auditório e salas para oficinas ou cursos. 

– Precisamos de um lugar que atraia os jovens e os auxilie a tornar a leitura um hábito tão natural quanto usar o computador – explica o escritor Armindo Trevisan, também um dos organizadores e autor do texto publicado no Segundo Caderno, em 27 de março, que pôs em marcha o movimento por uma nova biblioteca estadual, alinhada aos novos tempos.

Secretário adjunto da Secretaria da Cultura do Estado, Jéferson Assumção afirma que reabrir a biblioteca é prioridade, mas ainda não há uma previsão de quando as obras estarão concluídas. 

– Também há um projeto de construir um novo Centro Cultural, mas ainda é muito incipiente. Estamos estudando que local poderia abrigar esse espaço – garante. 

Fechado há seis anos, o prédio da Biblioteca Pública Estadual passa por um processo de restauração e reforma pelo projeto Monumenta. Parte do acervo foi deslocada para a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), estando disponível para consulta do público.

Vídeos relacionados:













 Fotos acima obtidas junto ao perfil "Biblioteca Pública do Estado II", no Facebook.


Jornal Correio do Povo também deu destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.