terça-feira, 21 de maio de 2013

Sobre a troca do nome da Biblioteca Pública do Estado do RS

Colegas bibliotecários e demais membros da sociedade gaúcha:

O deputado estadual Raul Pont apresentou um projeto de troca do nome da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, homenageando o escritor Moacyr Scliar, de grande contribuição cultural para o povo gaúcho. O projeto já foi aprovado, mas depende da assinatura do Governador do Estado.

Entretanto, tão mais bonita seria a homenagem se ela partisse da população. Uma consulta popular, como a que foi feita em 1991, quando o Laçador foi escolhido como símbolo da cidade por votação pupular. Por que não fazer o mesmo com o nome da biblioteca em questão? Valorizaria a instituição, a população e o homenageado. Aliás, a valorização da instituição já seria feita inserindo sua direção na condução do processo, pois o projeto aprovado foi elaborado sem conhecimento da direção e equipe técnica da biblioteca, que muito poderiam contribuir para o projeto de lei em questão, bem como a consulta à sociedade e entidades ligadas ao livro, literatura e bibliotecas.

Outra questão não menos importante é quem deve ser homenageado. Entre tantos notáveis escritores gaúchos, porque não deixar o povo gaúcho escolher qual o homenageado? Há de também se destacar, que nos 142 anos de história da Biblioteca Pública do Estado do RS muitos bons diretores administraram a biblioteca com paixão e profissionalismo, ajudando na construção do que hoje ela é e representa para o povo gaúcho. Por que não um diretor? Tantos bons diretores, também escritores, que administraram a biblioteca em épocas passadas e muito contribuíram: Eduardo Guimaraens, Reynaldo Moura, Manoelito de Ornellas, Jayme Caetano Braum, entre outros.

Moacyr Scliar não será esquecido pela história, pois a cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras, hoje ocupada por Merval Pereira sempre trará a lembrança do grande escritor gaúcho.

Também há de se destacar os erros no projeto. O PL 105/2011 recentemente aprovado, retira do nome da Biblioteca qualquer referência ao Estado do RS. O correto deveria ser: Biblioteca Pública do Estado do RS Moacyr Scliar ou Biblioteca Pública Estadual Moacyr Scliar. O texto é confuso, pois ora fala em denominar o prédio da biblioteca, ora fala em alterar a denominação da biblioteca.

Acreditamos que nossos deputados contribuiriam mais ao propor e aprovar emendas ao orçamento da cultura para conclusão do restauro do prédio da Biblioteca, bem como para construção de um novo prédio, à altura que nosso Estado merece!

Assim, o Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região solicita o veto do Governador do Estado do RS, para que a ideia e o processo sejam discutidos e até refeitos, de forma a tornar uma eventual escolha mais democrática.

Texto também enviado para a ouvidoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.