terça-feira, 6 de agosto de 2013

Nova Edição do Ranking Web de Repositórios

No dia 02 de Agosto foi publicada a nova edição do Ranking de Repositórios Webometrics. O Ranking é disponibilizado semestralmente no site Webometrics, um diretório que avalia a visibilidade das Universidades na Web. 

O Diretório também realiza uma avaliação específica para repositórios. O resultado desta análise é um ranking de repositórios segundo a visibilidade na Internet. Nas primeiras colocações, estão os repositórios mais visíveis segundo o diretório. É possível observar um ranking mundial, por região, ou país. Os aspectos para a avaliação são:

    Tamanho: total de páginas Web exibidas no Google.
    Visibilidade: calculada a partir da quantidade de links externos e domínios web referenciados. As fontes de dados são Majestic_ SEO e ahrefs.
    Arquivos: quantidade de arquivos do tipo pdf, doc+docx, ppt+pptx e os+eps.
    Documentos: total de papers no Google Scholar entre 2008-2012

    Para saber mais sobre os critérios de análise Webometrics, clique em http://repositories.webometrics.info/en/node/19.

Entre os repositórios brasileiros, em primeiro lugar está o Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LUME), que tem a 21ª colocação no ranking mundial.
Em segundo lugar está a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de São Paulo, e em terceiro está a BDTD da Universidade Federal do Paraná.

Fonte: http://acessolivrebrasil.wordpress.com/2013/08/05/nova-edicao-do-ranking-web-de-repositorios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.