quarta-feira, 16 de outubro de 2013

4ª Olimpíada da Literatura Infantil da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva

4ª Olimpíada da Literatura Infantil da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva
1ª Olimpíada da Literatura Especial da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva
PÚBLICO ALVO: Alunos das escolas de Educação Infantil (4 a 6 anos)
PERÍODO: 21 a 25 de outubro de 2013, na Biblioteca Pública de Nova Petrópolis
OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer o gosto pela leitura
PARCERIA: Escolas de Educação Infantil (trazer um bolo de fubá em quantidade suficiente para seus alunos)
DESENVOLVIMENTO: Entre os dias 21 a 25 de outubro, o mundo da leitura contagiará os mais de 585 alunos da Educação Infantil de Nova Petrópolis e os 32 alunos da APAE.
A Olimpíada de Literatura Infantil será realizada pela manhã e à tarde na Biblioteca Pública Municipal Prof. Elsa Hofstätter da Silva e terá como foco a importância da solidariedade e da cooperação  e, como metodologia de trabalho da olimpíada, será dramatizada a história “A galinha ruiva” aos alunos.
Durante a abertura das atividades, será apresentado um vídeo educativo sobre cuidados que devemos ter com o acervo de uma biblioteca, manuseio de livros e locais para leitura.  Após, os alunos seguem para outro espaço da Biblioteca onde assistirão a dramatização da história: “A galinha ruiva”.
Todas as crianças serão premiadas com medalhas douradas, de primeiro lugar, que conterão o logo da Biblioteca, o nome da história.
MENSAGEM E VALORES DA HISTÓRIA: A história gira em torno da preguiça e ociosidade que impedem os personagens de desfrutar os melhores bens da vida, além de abordar a importância da solidariedade e da cooperação.
DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 50min.
DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA: A galinha ruiva (folclore inglês)
PERSONAGENS: A galinha ruiva, os pintinhos, o gatinho, o cachorro, o porco, a vaca
OLIMPÍADA: Atividades a serem desenvolvidas pelos alunos após a dramatização:
1 – Montar quebra-cabeça da galinha ruiva e demais personagens;
2 – Mostrar personagens pra que os alunos identifiquem se fazem parte da história;
3 – Origami da galinha ruiva
==========================
HISTÓRINHA  “A Galinha Ruiva”
NARRADOR: No tempo em que as galinhas tinham dentes, existia um sítio muito bem cuidado, onde vivia uma GALINHA RUIVA muito trabalhadeira. Morava lá também o GATINHO, o CACHORRINHO, a VAQUINHA e o PORQUINHO, que, ao contrário de dona galinha, eram brincalhões e preguiçosos. Um dia ela encontrou grãos de milho para plantar e após alguns dias percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento. A GALINHA RUIVA teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar!  Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo.  Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?  Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Vamos ouvir essa deliciosa história?
(ENTRA A GALINHA RUIVA)
GALINHA RUIVA: - Bom dia ou Boa tarde! Que dia lindo para ciscar! - Vou plantar estes lindos grãos, e pés de milho vão nascer. Que beleza! Depois, um bolo de milho bem gostoso vou fazer.
(ENTRAM OS BICHINHOS BRINCANDO DE BOLA)
NARRADOR: Quando estava saindo para plantar seus grãos de milho, viu o AMIGUINHOS e disse:
GALINHA RUIVA: "Vou chamar meus amiguinhos para me ajudar, assim acabaremos mais rápido e comeremos um gostoso bolo de milho."- Amiguinhos, quem pode me ajudar a plantar estes grãos?
NARRADOR: Os amiguinhos que não gostavam muito de trabalhar responderam, bem assim ...
GATINHO: Eu que não!
CACHORRINHO: Eu que não! Estamos muito ocupados brincando no jardim.
PORQUINHO: Eu que não!
VAQUINHA: Eu que não!
GALINHA RUIVA: Então, tudo bem, podem deixar que eu faço isso sozinha!
NARRADOR: E assim, no canteiro do jardim, a galinha ruiva preparou a terra e plantou os grãos. Depois de alguns dias, lindos pés de milho nasceram, e ela, muito alegre, chamou novamente os amiguinhos.
GALINHA RUIVA: Quem pode me ajudar a molhar os pés de milho? 
NARRADOR: Os amiguinhos que não queriam para de brincar responderam, bem assim ...
GATINHO: Eu que não!
CACHORRINHO: Eu que não! Estamos muito ocupados brincando, aqui no jardim da Biblioteca Pública.
PORQUINHO: Eu que não!
VAQUINHA: Eu que não!
GALINHA RUIVA: Então, tudo bem, podem deixar que eu faço isso sozinha!
NARRADOR: O tempo passou e, com o passar de alguns dias novos pés de milho começaram a surgir. Eles foram crescendo... Crescendo... e espigas de milho bem amarelinhas foram aparecendo.
E a galinha ruiva, sempre bem- humorada, chamou novamente seus amigos:
GALINHA RUIVA: Quem pode me ajudar a colher essas espigas de milho?
NARRADOR: Os amiguinhos que estavam se divertindo com a brincadeira responderam, bem assim ...
GATINHO: Eu que não!
CACHORRINHO: Eu que não! Estamos muito ocupados brincando, aqui no jardim da Biblioteca Pública que fica perto dos Bombeiros.
PORQUINHO: Eu que não!
VAQUINHA: Eu que não!
GALINHA RUIVA: Então, tudo bem, podem deixar que eu faço isso sozinha!
NARRADOR: Depois de preparar a terra, plantar e colher chegou a hora de tirar o milho das espigas. Este é um trabalho demorado, e a galinha ruiva vai precisar de alguém para ajudá-la.  - Quem pode ajudar a GALINHA RUIVA a debulhar estas espigas???
GALINHA RUIVA: Quem pode me ajudar???
GATINHO: Eu que não!
CACHORRINHO: Eu que não! Estamos muito ocupados brincando, aqui no jardim da Biblioteca Pública e da Câmara de Vereadores.
PORQUINHO: Eu que não!
VAQUINHA: Eu que não!
GALINHA RUIVA: Então, tudo bem, podem deixar que eu faço isso sozinha!
NARRADOR: Depois de debulhar o milho, a galinha ruiva precisava moê-lo. E pensou em chamar os amiguinhos outra vez:
GALINHA RUIVA: Quem pode me ajudar a moer estes grãos de milho?
GATINHO: Eu que não!
CACHORRINHO: Eu que não!
PORQUINHO: Eu que não!
VAQUINHA: Eu que não! Estamos muito ocupados brincando, aqui na Biblioteca Pública e hoje recebemos visita dessas crianças lindas da Escola de Educação Infantil aqui de NOVA PETRÓPOLIS.
GALINHA RUIVA: Então, tudo bem, podem deixar que eu faço isso sozinha!
NARRADOR: ... e a farinha de milho amarelinha estava pronta. Agora, é só fazer um bolo de milho bem gostoso e por no forno para assar. A GALINHA RUIVA chamou seus amiguinhos:
GALINHA RUIVA: Quem pode me ajudar a fazer um delicioso bolo de milho?
GATINHO: Eu que não!
CACHORRINHO: Eu que não!
PORQUINHO: Eu que não!
VAQUINHA: Eu que não! Estamos muito ocupados brincando, aqui na Biblioteca Pública ... Eu já disse!!! Estou perdendo a paciência.
GALINHA RUIVA: Então, tudo bem, podem deixar que eu faço isso sozinha!
NARRADOR: ... e foi para a cozinha preparar o bolo. Hummmm, que cheirinho gostoso! Que delícia! O bolo de fubá da GALINHA RUIVA  já está assando. Quando o bolo ficou pronto ...Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca. Então a galinha ruiva disse:
GALINHA RUIVA: - Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?
NARRADOR: Todos ficaram bem quietinhos. Ninguém tinha ajudado.
GALINHA RUIVA: Quem pode me ajudar a comer este bolo de milho quentinho?
GATINHO: Eu!
CACHORRINHO: Eu!
PORQUINHO: Eu!
VAQUINHA: Eu!  
GALINHA RUIVA: Não, não e não! Vocês não quiseram me ajudar, agora podem continuar com suas brincadeiras.  Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar com suas brincadeiras. 
NARRADOR: E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado. E os amiguinhos aprenderam que quem quiser coisas boas deve trabalhar também.
=======================================
Susana Carrasco - Bibliotecária CRB10/1326
Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva
Nova Petrópolis-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.