segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cadernos de Informação Jurídica : chamada de trabalhos



O periódico Cadernos de Informação Jurídica está recebendo artigos, até o dia 31 de março de 2015, para o seu segundo fascículo. Serão avaliados trabalhos que se enquadrem nas seguintes seções:
Artigos – engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matérias de caráter opinativo, relatos de experiências e colaborações semelhantes. Os trabalhos deverão ter até 30 páginas
Resenhas – são publicadas resenhas de livros. As resenhas ocuparão até 4 páginas.
Trabalhos de alunos – textos de trabalho de conclusão de curso (TCC) feitos por alunos de graduação dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia, Documentação, Ciência da Informação e ciências afins, limitados a dois TCCs por fascículo. Cada um poderá ter até 15 páginas.
Novidades – apresentação, de forma analítica e/ou crítica, de novidades que possam interessar os profissionais especializados na área da Biblioteconomia Jurídica, Arquivologia, Documentação, Museologia, Ciência da Informação, Informática Jurídica e ciências afins.
As submissões são realizadas apenas online no site www.cajur.com.br. Os interessados devem se cadastrar no site (http://www.cajur.com.br/index.php/cajur/user/register ).
Todos os trabalhos enviados para avaliação para publicação no CADERNOS DE INFORMAÇÃO JURÍDICA (CAJUR) devem estar acompanhados de correspondência autorizando a publicação do artigo e cedendo os direitos autorais.
1 Folha inicial
Na primeira folha deve conter: título do artigo em português e inglês; resumo e abstract; currículo resumido, incluindo a filiação profissional e endereço eletrônico de todos os autores.
3 Normas de apresentação do texto
Os trabalhos encaminhados para submissão devem estar adequados às normas abaixo, para que sejam submetidos ao conselho editorial.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Excetuando a folha inicial, nenhuma outra poderá ter alguma forma de identificação dos autores.
  • O trabalho deve ter extensão máxima de 30 páginas, excluída a página inicial com a identificação do autor.
  • O título deve ser conciso e claro, expressando o conteúdo do artigo. O título em inglês deve seguir o mesmo padrão.
  • O texto deve estar redigido em língua portuguesa, conforme o novo Acordo Ortográfico, em espanhol ou em inglês.
  • Os termos e expressões em línguas estrangeiras, incluindo o latim, devem ter sua tradução para o português colocada entre parênteses. No caso de termos dicionarizados, devem aparecer em itálico.
  • Expressar valores monetários em algarismos arábicos, seguidos de sua indicação por extenso, entre parênteses.
  • Na primeira citação de uma sigla, ela deve estar acompanhada de sua denominação por extenso, da segunda em diante pode-se usar a sigla.
  • O resumo deverá ser apresentado em português e inglês. Deve ser do tipo informativo, com no máximo 200 palavras. As palavras-chaves serão informadas em português e inglês.
  • Utilizar o editor de texto Microsoft Word for Windows, versão 7.0, com as seguintes especificações: tamanho A4, margens de 2 a 2,5cm com 33 linhas, espaço 1.5, páginas numeradas, com aproximadamente 30 mil caracteres (já contados os espaços).
  • Evitar o uso de notas de rodapé. Sempre que possível incorporar ao texto as matérias tratadas em notas. Se as notas forem absolutamente necessárias para a compreensão do texto, devem ser indicadas no final do artigo.
  • As ilustrações (desenho, gráficos, tabelas) devem se limitar àquelas indispensáveis à clareza do texto. Se optar por ilustrações, encaminhar o arquivo digitalizado com no mínimo com 300 dpi (jpeg ou tif). Se já tiverem sido publicadas em algum outro veículo, mencionar a fonte e a permissão para a reprodução.
  • Citações e transcrições devem ser feitas de acordo com a NBR 10520.
  • O autor deve obrigatoriamente seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especialmente:
·         Norma NBR6023 – Elaboração de referências bibliográficas.
·         As referências bibliográficas completas, dos itens citados, devem constar em lista alfabética, no final do artigo. A exatidão e adequação destas referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. O destaque a ser utilizado no título da obra citada é o negrito.
·         Norma NBR10520 – Apresentação de citações em documentos
·         Deve ser utilizado o sistema autor-data.
·         Norma NBR6024 – Apresentação da numeração progressiva das seções de um documento escrito.
·         As normas jurídicas devem ser citadas da seguinte forma:
Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (na primeira citação)
Lei nº 8.112, de 1990 (nas demais citações)
OU
Lei Sarney (Lei nº 7.505, de 2 de julho de 1986) (na primeira citação)
Lei Sarney (nas demais citações)
·         Somente devem ser referenciadas as obras citadas no texto. Obras consultadas, mas não citadas não devem ser incluídas na lista de referências.
  • Na lista de obras citadas, a sequência de títulos de artigos obedecerá à ordem alfabética de sobrenomes de autores.
  • Os agradecimentos devem ser colocados antes das referências, especificando o motivo (coleta de dados, análise de dados, utilização de laboratórios, revisão etc.)
  • Recomenda-se especificar todo e qualquer patrocínio recebido para a execução da pesquisa que deu origem ao trabalho, igualmente nos Agradecimentos, colocados antes das referências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.