quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Livro sobre o cinquentenário do CIPEL e biografias tem lançamento na BPE



 
     O Círculo de Pesquisas Literárias (CIPEL) promove no dia 23 de agosto (terça-feira), a partir das 17h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE), o lançamento de "CIPEL 50 Anos e Biografias", pela editora Plátano. Na ocasião haverá debate dos presentes com os autores, que  poderão trocar ideias e tirar dúvidas sobre os temas focados no livro. A entrada é gratuita.
     Com organização da presidente da entidade, Hilda Hübner Flores e Lotário Neuberger, a publicação de 160 páginas  reúne a obra de 16 autores, começando por "A serviço da cultura: cursos, concursos e produção cultural" de Hilda Flores. Lotário escreve sobre "Cipel, uma trajetória cultural"; Tanira Castro assina "Espaço - tempo - vida e além..."; Carina Duarte, "Reincindindo: artigos sobre literatura"; Luiz Ernani Caminha Giorgis, "Artigos do historiador militar coronel Claudio Moreira Bento nas antologias do Cipel (1883-2016) e seus livros" e Luiz Osvaldo Leite, "A filosofia sul-riograndense nas publicações do Cipel"..
     Na parte dedicada às Biografias de Cipelistas, três  personalidades são abordadas: dr. Gabriel Pereira Borges Fortes (por Dr. Flávio Seibt); o poeta, folclorista e historiador Hélio Moro Mariante (pelo historiador Moacyr Flores) e "Caminhos cruzados com cipelistas" (por Luiz Osvaldo Leite). No Quadro Social do Cipel está a relação dos sócios, nas diversas categorias, que nos últimos 20 anos contribuíram com o círculo de pesquisas literárias financeiramente.  
     Nas biografias, são oito as pessoas focalizadas: Serafim dos Santos Souza, o primeiro poeta de Dom Pedrito (por Adilson Nunes de oliveira); "Dois juristas imigrantes e o Die-serra post", sobre Robert Löw (1872-1943) e Martin Robert Richard Fischer (1887-1979), por Bruno Ceretta; Dona Hertha Gruber, sobrevivente da II Guerra Mudnial (por Karina Golbert); a poesia de João Cabral de Melo Neto (por Cleber Pacheco); Dois mestres da arquitetura riograndense: José Custódio de Sá e Faria (1710-1792) e Alexander Josef Wiederspahn (1787-1952) por Günter Weimer; Dario de Bittencourt (1901-1974): advogado, integralista e intelectual negro, por José Antônio dos Santos; Fragmentos de histórias de vida: dois protagonistas - dois tempos - um lugar, por Mônica Brandt e finalmente Mulheres que contam histórias de mulheres: Andradina América de Andrada e Oliveira Por Lola de Oliveira (por Rosa Hood Gautério).
 
Serviço:
Dia: 23 de agosto de 2016 (terça-feira).
Hora: a partir das 17h.
Local: Salão Mourisco da BPE (Riachuelo, 1190).
Informações: Pelo telefone 3224-5045 (BPE) e email
 hildahflor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.