segunda-feira, 21 de novembro de 2016


Em parceria com a Biblioteca Josué Guimarães da Secretaria da Cultura, a Associação Negra de Cultura realiza o encontro poético-literário CinePapoPoético, nesta terça-feira, 22, às 20h, na Sala Álvaro Moreira (av. Erico Verissimo, 307).
O evento reúne o lançamento do curta-documentário Sopapo Poético: Ponto Negro da Poesia, produzido e dirigido pelo documentarista José Francisco S.S. da Silva, uma roda de conversa sobre a Invisibilidade da Literatura Negra no Rio Grande do Sul e, ainda, um sarau com os poemas da antologia Pretessência, lançada este ano pelo Sopapo Poético. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes.

Sopapo Poético: Ponto Negro da Poesia – Apresenta um resumo dos saraus presentes na cena cultural de Porto Alegre entre novembro de 2015 e abril de 2016. O filme exibe depoimentos de alguns dos organizadores e colaboradores do sarau, além de poetas e artistas que integraram a programação especial que circulou por diversos espaços e contextos sociais, a fim de fortalecer a criação, produção e difusão da literatura negra brasileira.

José Francisco S. S da Silva – É graduado em Comunicação Social e em Ciências Sociais. É um dos fundadores do  Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos - Iacoreq. Como bolsista de extensão, trabalhou em projetos do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) da UFRGS. Participou da elaboração e produção do documentário Caminhos da Religiosidade Afro-Rio-Grandense, em parceria com Rafael Derois Santos.

Roda de Conversa – Vai anteceder a exibição do documentário, abordando a invisibilidade da Literatura Negra no Rio Grande do Sul, tema que gera discussões e reivindicações. Serão debatidas as questões de identidade, reconhecimento e formas de fomento, além da escrita de autoria da mulher negra. A roda de conversa vai ser mediada pela escritora Lilian Rocha e pelo jornalista Vitor Diel, reunindo os escritores e professores Ana dos Santos e Luiz Maurício Azevedo e a jornalista Priscila Pasko.

Sarau Pretessência – O tambor vai chamar os poetas para a Roda de Poesia, celebrando o lançamento da antologia poética Pretessência, do curta-documentário e a trajetória de quatro anos do Sarau Sopapo Poético.

Na programação também terá a Feira Afro, com exposição de produtos no saguão do Centro Municipal da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.