quarta-feira, 14 de junho de 2017

Repositório Institucional como ferramenta de Pesquisa Científica





Repositórios Institucionais são bases de dados, onde a Instituição divulga todos os materiais elaborado por seus pesquisadores de forma gratuita na internet. Otimizando os espaços de armazenamento, preservando a informação e divulgando amplamente os trabalhos de pesquisa elaborados por seus pesquisadores. Como exemplo de Repositórios temos o RIDI (Ibict), RIUnb, RCIpea, RIFurg, RIUfg, Lume (UFRGS), SIBi (USP), entre outros...
Repositório Institucional pode ser definido como [...] base de dados na Web na qual uma instituição de pesquisa deposita sistematicamente sua produção acadêmica e a disponibiliza de forma ampla para as comunidades interessadas. (Sayão e Marcondes, 2009).

O objetivo da nossa pesquisa é compreender o papel dos Repositórios Institucionais como ferramentas de pesquisa científica. Assim, a questão que nos move é: “Os pesquisadores conhecem e pesquisam nos Repositórios Institucionais?” Especificamente, queremos saber até que ponto os pesquisadores utilizam esta ferramenta como fonte de pesquisa e quais as áreas mais pesquisadas.
É muito importante que você preencha todos os campos do questionário, pois o material coletado será utilizado na elaboração de um artigo de conclusão, do Curso de Especialização em Docência e Gestão Escolar da Universidade de Rio Verde (UniRV).

P Link de alguns Repositórios:
http://repositorio.ibict.br/
http://repositorio.unb.br/
http://repositorio.ipea.gov.br/
https://www.furg.br/
http://repositorio.bc.ufg.br/
http://www.lume.ufrgs.br/
http://www.producao.usp.br/
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.